China suspende licenças de plantas da JBS (JBSS3) e BRF (BRFS3)

A China suspendeu no último sábado (4) as exportações dos frigoríficos de suínos da BRF (BRFS3) em Lajeado (RS) e da JBS (JBSS3) em Três Passos (RS) devido à preocupação com casos do novo coronavírus.

As duas plantas foram retiradas da lista de unidades autorizadas a vender para a China pela Administração Geral de Alfândegas do país (GACC). Com a suspensão da JBS e da BRF, caiu para o patamar de 14 o número de frigoríficos autorizados a vender para a potência asiática no Brasil.

Os dois abatedouros registraram um aumento no número de casos de covid-19 entre os funcionários. No último dia 23 de junho, o Tribunal Regional do Trabalho da 4° região determinou que todos os funcionários em Três Passos realizassem testes para o vírus.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Ao mesmo tempo, no que consta a unidade da BRF em Lajeado, a planta foi interditada por decisão judicial para conter a disseminação do coronavírus no início de maio.

Saiba mais: Coronavírus: mais de mil casos confirmados nos frigoríficos da JBS e BRF

Dessa forma, totalizam cinco frigoríficos brasileiros que já tiveram a autorização suspensa. Entre eles, estão as unidades de:

  • bovinos
  • aves
    • Minuano em Lajeado (RS);
  • suínos
    • BRF em Lajeado (RS);
    • Seara, controlada pela JBS, em Três Passos (RS).

A planta de frangos da Seara em Passo Fundo também teve as vendas para a China suspensas, porém a decisão veio do Ministério da Agricultura brasileiro.

Além da JBS e BRF, China bloqueia frigoríficos no mundo por covid-19

As autoridades do governo chinês vem suspendendo as licenças de diversos frigoríficos em todo mundo em vista da contaminação de novo coronavírus entre os funcionários desde a semana

A administração de alfândega do país informou no sábado que países como Argentina, Holanda, Itália e Reino Unido bloquearam voluntariamente as exportações de algumas de suas unidades.

Saiba mais: JBS (JBSS3): China suspende compras de carne de unidade no Reino Unido

As medidas contra as plantas da JBS e da BRF são resultado de um maior controle sobre as importações chinesas com o objetivo de evitar uma segunda onda de covid-19 no país. Apesar do movimento, ainda não existem  evidências de que os alimentos possam transmitir o vírus.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião