China quer ser pioneira na adoção da tecnologia 5G; Guerra Comercial continua

O 5G é um dos pontos mais importantes na Guerra Comercial entre Estados Unidos e China. A Huawei é líder em tecnologia e também é especializada em redes de internet sem fio. Dessa forma, a empresa lidera o mercado de tecnologia na China.

Após a reunião do G-20, em Osaka, no Japão, Donald Trump deixou as sanções que tinha imposto sobre a Huawei, empresa chinesa de tecnologia, de lado. A empresa da China estava impedida de fazer negócios com companhias norte-americanas. Dessa forma, o presidente dos EUA estava alegando que a tecnologia chinesa representava riscos a segurança de seu país.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

A China pretende implantar as redes 5G já no ano que vem. O 4G foi uma novidade implantada, primeiramente, pelos norte-americanos. Sendo assim, os produtos dos EUA dominaram o mercado. Portanto, como estratégia, a China deve fazer o mesmo, porém com o 5G.

A rede 5G

Além de otimizar, em 20 vezes, a velocidade de dados nos dispositivos móveis, como celulares, a rede 5G irá proporcionar novidades como carros autônomos. “O país que dominar o 5G liderará várias dessas inovações e estabelecerá os padrões para o restante do mundo”, diz um comunicado do Departamento de Defesa (DoD) americano.

EUA x Huawei

No dia 15 de maio, o presidente dos EUA, Donald Trump , declarou a proibição de negociações de tecnologia americana sem a permissão do governo. Ademais, Trump colocou a Huawei em sua “lista negra”.

Em junho, o mandatário norte-americano disse que empresas americanas teriam permissão para vender para a Huawei. Entretanto, não poderia representar perigo a segurança nacional.

No dia 10 de julho, o Departamento do Comércio dos Estados Unidos disse que empresas norte-americanas poderiam voltar a fazer negócios com a Huawei.

“Para implementar a diretriz da cúpula do G20 do presidente há duas semanas, o Commerce emitirá licenças onde não há ameaça à segurança nacional dos EUA”, afirmou o secretário Wilbur Ross sobre a Huawei.

Membros do governo norte-americano afirmaram que a líder chinesa em tecnologia é um “instrumento do governo da China“.

Veja também: EUA volta a provocar China com devolução de entrega da Huawei 

 

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião