China decreta novo lockdown perto de Pequim por alta em casos de Covid-19
A China decretou um lockdown na província de Hebei, vizinha da capital Pequim, após aumento nos casos do novo coronavírus (covid-19). Trata-se de implementações mais rígidas desde que a disseminação se estagnou no país em março do ano passado. As informações foram divulgadas pela mídia estatal, China Daily.
As autoridades da China impediram a ida de cidadãos de Shijiazhuang, capital de Hebei, à estação ferroviária, suspendeu ônibus interurbanos, fechou as escolas e bloquearam as principais rodovias da província. Os números de novos casos de covid-19 no país quase dobrou na última quarta-feira (6), à medida que mais pacientes foram confirmados com o vírus em Hebei.
A província chinesa, que entrou no “modo de guerra” na terça-feira (5), foi responsável por 51 dos 52 novos casos transmitidos localmente relatados pela Comissão Nacional de Saúde nesta quinta-feira (7). Segundo a mídia estatal, 50 desses casos ocorreram em Shijiazhuang.
As autoridades de Hebei lançaram uma campanha de testes em massa, cerca de dois milhões de amostras foram coletadas e até o momento 600 mil testadas. A capital da província tem, aproximadamente, 11 milhões de habitantes e fica a 322 quilômetros de Pequim.
O número total de novos casos para toda China ficou em 63, em comparação com 32 relatados ontem — o maior número em um único dia desde julho. O número de assintomáticos também aumentou para 79, de 64 um dia antes.
A China tomou medidas agressivas para eliminar qualquer grupo de novos casos e evitar uma segunda onda do surto, que começou na cidade de Wuhan no final do ano passado.
O número total de casos confirmados de covid-19 no país é de 87.278, enquanto que o número de mortos permaneceu inalterado em 4.634.
Cientistas da China apontam diferença no vírus encontrado em Hebei
De acordo com o vice-chefe do Centro Chinês para Controle e Prevenção de Doenças, Feng Zijian, os pesquisadores apontaram que o sequenciamento do genoma mostrou que as cepas de Hebei eram diferentes das encontradas em outras partes da China. A cepa não tinha semelhança com a do Reino Unido, mas compartilhava algumas semelhanças com as versões encontradas na Rússia.
A comissão de saúde da província de Hebei enviou mil médicos na última quarta para Shijiazhuang para ajudar a cidade com as necessidades de saúde e testes em massa. Segundo a mídia estatal, há planos para enviar mais 2 mil profissionais da área médica nesta quinta.
O governo da China tem incentivado as pessoas a permaneceram nas cidades onde trabalham e residem durante as férias do Ano Novo Lunar, que acontece no próximo mês.