Balanços da semana

China pede colaboração a órgão regulador dos EUA sobre IPOs de empresas asiáticas

Repressão do governo chinês fez Comissão de Valores Mobiliários americana (SEC) suspender IPO de companhias chinesas

Órgão reguladores dos EUA (como a Securities and Exchange Commission, a SEC) e da China (CSRC) devem aproximar a comunicação sobre a aprovação e supervisão de ofertas de ações asiáticas nas bolsa americanas, disse a Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China no domingo (1º).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O comunicado publicado no site da CSRC veio depois de a SEC (CVM dos Estados Unidos) suspender, na última sexta-feira (30), o processamento de registros de IPOs e outras vendas de títulos por empresas chinesas no país.

O texto pede respeito mútuo e colaboração à SEC. A medida da CVM americana tem por finalidade avaliar o risco de uma nova repressão regulatória do governo chinês sobre investidores dos EUA. O presidente da SEC, Gary Gensler, teria pedido à sua equipe que buscasse divulgações adicionais de empresas chinesas antes de assinar suas declarações de registro para IPO.

No comunicado, a CSRC disse que a China sempre adotou uma abordagem mais flexível com as empresas em relação à escolha do país onde elas podem abrir capital. Acrescentou ainda que a análise e rigor sobre as companhias pretende coordenar o desenvolvimento e a segurança.

Repressão da China nos últimos meses

Recentemente, os reguladores chineses publicaram norma dizendo que as escolas privadas da China não poderão mais objetivar lucro. Além disso, ordenaram que companhias ligadas ao setor de tecnologia corrigissem supostas práticas anticompetitivas – medidas que aumentariam a supervisão governamental.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Com isso, o governo chinês faz com que praticamente todas as empresas de tecnologia que desejam se listar em um país estrangeiro passem por uma revisão de segurança cibernética.

Segundo a Bloomberg, a repressão às listagens no exterior acontece depois de a empresa Didi Global – a “Uber da China”, dona da 99 – ter concluído seu IPO nos EUA com aval da SEC. Isso depois das reservas de Pequim sobre a segurança de dados da companhia.

Dias depois da estreia da Didi, os reguladores da China anunciaram uma investigação sobre a empresa e removeram seus aplicativos das lojas de apps do país.

O movimento provocou uma venda em massa das ações da companhia na bolsa de valores dos EUA, o que causou grandes perdas aos investidores. Com isso, muitos deles entraram com pedidos à SEC para que o órgão aumentasse a supervisão dos IPOs chineses.

Segundo a CSRC, as investigações sobre certas indústrias teriam o objetivo de aumentar a segurança na China. O órgão afirmou que manterá uma comunicação próxima com departamentos relevantes, como a SEC, para promover maior transparência e previsibilidade de políticas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião