ChatGPT e AWS estão entre as habilidades mais buscadas no mercado de trabalho, aponta Udemy

O Global Workplace Learning Index 2023 da Udemy (Nasdaq: UDMY) revelou que os cursos de ChatGPT e Amazon Web Services (AWS) registraram uma demanda crescente pelos profissionais brasileiros.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/06/Lead-Magnet-1420x240-3.png

Os temas de cursos mais consumidos pelos profissionais no Brasil na plataforma de cursos online da Udemy podem ser conferidos a seguir:

  1. Spring Boot (133%)
  2. Emotional Intelligence (125%)
  3. Communication Skills (120%)
  4. Leadership (119%)
  5. AWS Certified Cloud Practitioner (119%)

Na tabela abaixo, é possível conferir os resultados oficiais com os três tópicos mais consumidos por país. O ranking com a quarta e quinta colocação mencionados acima foram informados pela empresa com exclusividade ao Suno Notícias.

Conteúdos de cursos da Udemy mais consumidos, por país - Foto: Reprodução/ Udemy
Conteúdos de cursos da Udemy mais consumidos, por país – Foto: Reprodução/ Udemy

ChatGPT é destaque no trimestre da Udemy

O relatório realizado pela startup ainda revelou que são mais de 1,4 milhão de alunos inscritos em cursos de ChatGPT, sendo mais de 37 mil matrículas de origem brasileira. Os dados são referentes ao segundo trimestre deste ano na plataforma.

Apesar das aulas de ChatGPT não terem chegado ao top 5 do Global Workplace Learning Index 2023 no Brasil, o crescimento exponencial pela busca chamou a atenção dos administradores da companhia.

Com a alta procura, a tendência observada na plataforma é de que os cursos sobre os temas aumentem. Acompanhando a inovação do mercado, os instrutores cadastrados na Udemy conseguem criar aulas e oferecer conteúdos voltados às mais altas demandas do mercado.

Segundo o instrutor da Udemy e especialista em negócios e tecnologia, Peter Alkema, estabelecer uma compreensão sólida do que está por vir para os negócios e a sociedade é crucial para acompanhar o ritmo acelerado da tecnologia de inteligência artificial (IA).

“Profissionais que continuamente aprendem a aproveitar todo o potencial dessas plataformas desenvolverão habilidades valorizadas e em alta demanda, auxiliando-os, bem como às suas organizações, a manter uma vantagem competitiva nesta era de transformação digital”, reforça o especialista, e ainda alerta:

“Lembre-se: você não será substituído por IA. Mas pode ser substituído por alguém que utiliza IA,” afirma Alkema.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Investindo-no-exterior.png

AWS na Udemy

Em agosto do ano passado, a Udemy anunciou a parceria com a AWS Partner Network (APN). A comunidade global de parceiros usa programas, expertise e recursos da AWS para construir, comercializar e vender ofertas para clientes.

Com a parceria, os clientes da AWS ganharam acesso a Udemy Business em suas organizações. Isso inclui os principais cursos da Udemy Business na AWS de vários instrutores líderes, como:

  • Certificação Associate Solutions Architect, da AWS;
  • Certified Cloud Practitioner, de Stéphane Maarek;
  • Cloud Practitioner 2022, de Zeal Vora;
  • AWS Certified Security, de Chandra Lingam;
  • Certified Developer Associate, de Ranga Karanam.

Esses são alguns dos cursos que impulsionaram a AWS no ranking entre os tópicos mais consumidos por profissionais no trimestre.

Ainda no primeiro semestre, a Udemy atingiu 64 milhões de alunos no mundo e mais de 870 milhões de inscrições em cursos na plataforma, colocando à disposição mais de 75 mil instrutores ministrando mais de 210 mil cursos em quase 75 idiomas.

O Brasil atualmente é o terceiro país com mais usuários da Udemy no mundo, com 4,9 milhões de usuários, ficando atrás apenas de Índia e Estados Unidos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião