Carrefour (CRFB3) tem lucro de R$ 566 mi sustentado por Atacadão no segundo trimestre

As vendas do varejo do Carrefour caíram no perído de abril, maio e junho, porém os números do Atacadão melhoraram e ajudaram o grupo.

Com queda nas vendas do varejo, o lucro do Carrefour (CRFB3) caiu no segundo trimestre de 2021. Em relatório divulgado na última terça-feira (27), o presidente do grupo, Noël Prioux, declarou que os números do varejo foram penalizados por uma base de comparação muito difícil em relação a 2020. 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

O lucro líquido do Carrefour Brasil atribuído aos acionistas foi de R$ 566 milhões, queda de 17,6% em relação aos R$ 686 milhões do mesmo período do ano passado. Já a receita operacional líquida do segundo trimestre somou R$ 18,72 bilhões, alta de 11,5% na comparação anual. 

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) ajustado, que exclui itens não recorrentes, caiu 3,6%, para R$ 1,37 bilhão. Enquanto a margem Ebitda diminuiu em 1,2 p.p., alcançando 7,8%.

Vendas do Carrefour no segundo trimestre

As vendas consolidadas da rede de supermercados atingiram R$ 19,5 bilhões no 2T21, crescimento de 10,7% em relação ao mesmo trimestre do ano passado (9,4% sem gasolina).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

De acordo com o Carrefour, o impacto negativo das vendas de varejo se concentraram nos produtos não alimentícios, “representou mais de 90% da queda nas vendas em relação ao pico do ano passado”. Com isso, as vendas brutas caíram 7,3%, para R$ 5,4 bilhões. 

Por outro lado, o atacarejo Atacadão quase compensa a queda do varejo. Teve um aumento de vendas brutas de 19,7%, para R$ 14,1 bilhões. A empresa destacou como um “desempenho superior contínuo, que demonstra a força do modelo”. 

No período de abril, maio e junho, o Carrefour abriu 19 lojas Atacadão, das quais 17 foram conversões de unidades Makro. A rede total de lojas do grupo no país atingiu 753 unidades em junho.

Em maio, Carrefour alertou que o movimento acelerado de abertura de lojas Atacadão afetaria os balanços seguintes. Dito e feito.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Monique Lima

Compartilhe sua opinião