Carrefour (CRFB3) tem lucro líquido de R$ 256 milhões no 3T22, queda de 58,8%

No terceiro trimestre, o Carrefour Brasil (CRFB3) reportou um lucro líquido ajustado de R$ 256 milhões. O valor representa uma queda de 58,8% em comparação ao mesmo intervalo do ano passado.

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O CFO da companhia, David Murciano, explica que a queda no lucro líquido do Carrefour está dentro do previsto e se deve ao impacto dos juros na dívida da companhia, assumida, em grande parte, para a compra do Grupo Big. O Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado foi impulsionado pelo crescimento robusto das bandeiras de atacarejo e pela melhoria da rentabilidade do Varejo.

Entre julho e setembro, o Ebitda do Carrefour ajustado chegou a R$ 1,69 bilhão. Isso equivale a um aumento de 14,0% na comparação anual.

Se a operação do Grupo Big não fosse considerada, o Ebitda ajustado do Carrefour seria de R$ 1,6 bilhão, o que representaria uma elevação de 8,2% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

As vendas brutas do Carrefour totalizaram R$ 29,3 bilhões no trimestre, equivalentes a um avanço anual de 41,4%.

As venda líquidas, por sua vez, somaram R$ 26,3 bilhões, o que representa uma alta de 40,2% em relação ao terceiro trimestre de 2021.

Segundo o CEO do Carrefour, Stéphane Maquaire, “O terceiro trimestre proporcionou uma demonstração muito forte da qualidade do ecossistema multiformato e multicanal do Grupo Carrefour Brasil”.

O executivo destaca que, mais uma vez, o grupo registrou crescimento de vendas de dois dígitos, “ao mesmo tempo em que as margens permaneceram resilientes em um ambiente competitivo desafiador”.

O diretor executivo da empresa afirma que este crescimento foi puxado por uma performance bastante forte em todas as unidades de negócios da companhia e em todos os canais.

“O Atacadão e o Carrefour Varejo continuaram a aumentar suas vendas, impulsionado pela retomada do crescimento no não-alimentar, o GMV [volume bruto de mercadorias] online dobrou e o Banco Carrefour registrou faturamento mais alto e rentabilidade robusta, mantendo uma abordagem disciplinada ao risco”, complementa.

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Divisão de atacarejo do Carrefour: crescimento

A divisão de atacarejo do Carrefour Brasil, que envolve a bandeira principal, o Atacadão, e marca do Grupo Big, Maxxi, apresentou crescimento de 26,6% de receita líquida e atingiu R$ 17,8 bilhões, mas viu sua margem bruta cair de 15,5% um ano atrás, para 14,8% no terceiro trimestre de 2022. O Ebitda ajustado dessa divisão ficou em 1,1 bilhão, alta de 8,1%. A margem Ebitda caiu de 7,8% para 6,7%.

Murciano diz que, com a nova margem bruta, a companhia voltou ao patamar histórico de 2021. Ele explica que, durante o período inflacionário, a companhia conseguiu fazer compras em patamares mais baixos de preço e vender melhor, mesmo com preços competitivos. Agora, porém, acontece o contrário. Mercadorias compradas em preços mais altas perdem margem para serem vendidas em preços mais competitivos.

As despesas VG&A (com vendas, gerais e administrativas) totalizaram R$ 1,4 bilhão no trimestre, alta de 34%, impulsionadas, segundo a companhia, pela expansão acelerada no Atacadão através de aberturas orgânicas e conversões de lojas.

A receita líquida das operações de varejo do Carrefour foi de R$ 7,4 bilhões, com alta de 55%. A margem bruta da operação foi de 25,5%, alta de 1,7 ponto porcentual. Nesse caso, Murciano diz que, como a operação permite preços um pouco mais altos, a diminuição da pressão inflacionária ajuda a melhorar a margem dessa unidade de negócios. O Ebitda ajustado dessa área foi de R$ 281 milhões, alta de 15%.

Expansão contínua da companhia

A empresa explica que a expansão orgânica do Grupo Carrefour Brasil continuou de acordo com o previsto no terceiro trimestre com abertura de 6 lojas de Cash & Carry no período.

Ao longo do período, a companhia ainda converteu as 7 primeira lojas do Grupo BIG (4 Maxxi para Atacadão e 3 BIG para Carrefour). Até o mês de outubro, foram convertidas 15 lojas.

Até dezembro deste ano, o Carrefour afirma que terá mais 91 lojas Cash & Carry, sendo 20 aberturas orgânicas, 58 Maxxi (4 lojas já convertidas) e 13 conversões do BIG Hiper.

Investimentos da empresa

Entre julho e setembro, o Capex total foi de R$817 milhões. Isso representa um avanço de 28,8% na base anual.

O Carrefour justifica que o resultado foi impulsionado pela expansão dos investimentos relativos à conversão das lojas do Grupo BIG (R$ 66 milhões no 3T22) e maiores investimentos em TI com a integração e contínua digitalização do Grupo Carrefour Brasil.

Cotação do Carrefour nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (9), antes da publicação do balanço do terceiro trimestre, as ações do Carrefour recuaram 1,40%, a R$ 18,29.

Apesar da queda recente, as ações do Carrefour seguem em alta neste ano. No acumulado anual, a valorização chega a 27,72% na bolsa de valores brasileira.

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Silvio Suehiro

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