Caixa aumenta o comprometimento de renda em crédito imobiliário

A Caixa Econômica Federal elevou nesta quinta-feira (20) o percentual de comprometimento de renda com crédito imobiliário em linhas atreladas ao IPCA, indicando que o nível pode aumentar ainda mais no futuro. O banco elevou o percentual permitido de 20% para 22%.

Durante um evento virtual da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o presidente-executivo do banco estatal, Pedro Guimarães, indicou que “podemos elevar esse nível de comprometimento para 25%”, alimentando o crédito imobiliário no país.

A Caixa lançou em 2019 a linha de crédito imobiliária corrigida pelo IPCA, no então, elas possuíam um teto menor do que as das linhas prefixadas, que permitem comprometer até 30% da renda.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Pedro Guimarães salientou na apresentação que, até o momento, a Caixa já liberou mais do que o montante emprestado em todo o ano passado. Em 2020, cerca de R$ 20 bilhões foram liberados em crédito imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

Caixa anunciou mais um pacote de medidas para o credito imobiliário

A Caixa Econômica Federal anunciou um novo pacote de medidas de crédito imobiliário. Assim, o banco estatal comunicou que criou uma linha de crédito para o pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e dos custos cartorários para pessoas físicas.

Essa linha de crédito é válida para as operações residenciais feitas com o FGTS, e com os Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), para propriedades de até R$ 1,5 milhão. Ademais, o  pacote de medidas para o crédito imobiliário também abranda as normas para conceder crédito para as construtoras, e assim torna o acesso ao financiamento mais fácil.

Saiba mais: Credito imobiliário: Caixa anuncia mais um pacote de medidas

O presidente do banco estatal, Pedro Guimarães, comentou sobre as medidas e salientou que são “objetivas para atender as demandas do segmento imobiliário, que analisamos e vimos que temos capacidade para atender matematicamente”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião