FIIs de logística: conheça alternativas ao “queridinho” BTLG11
|
Os fundos imobiliários de logística são uma alternativa interessante para quem busca diversificação e renda passiva no setor imobiliário. O BTLG11 e o HGLG11 são os gigantes do setor, voltado principalmente à aquisição e locação de imóveis logísticos, ativos que se beneficiam do crescimento do e-commerce e da demanda por centros de distribuição bem localizados, que tendem a oferecer contratos longos e menor risco de vacância.

Com esse pano de fundo, os FIIs de logística se destacam nas carteiras recomendadas de agosto de diversas instituições. O BTLG11, aliás, pode ser considerado o “queridinho do mercado” em agosto, já que liderou com a maior presença nas listas de recomendações analisadas pelo Suno Notícias, figurando em sete delas.
BTLG11 lidera entre FIIs recomendados para agosto
Entre os analistas, o fundo imobiliário BTLG11 é elogiado por seu portfólio de alta qualidade, com 34 imóveis, a maioria em São Paulo, e taxa de ocupação próxima a 100%. Os relatórios destacam o histórico de reciclagem bem-sucedida dos ativos, contratos com empresas de peso como Amazon, Unilever e Assaí, e um dividend yield estimado em 9,5% nos próximos 12 meses. A XP ainda projeta um potencial de valorização para o BTLG11 de 14,5%.
Mas nem só do gigante vivem o mercado e as carteiras recomendadas. Outro destaque do setor é o VILG11, recomendado por Genial, BTG, Banco do Brasil e EQI. A tese gira em torno da diversificação regional e da qualidade dos imóveis, além do potencial de crescimento dos dividendos, com término de carências contratuais previsto até 2025.
Atualmente negociado com desconto em relação ao valor patrimonial, o fundo VILG11 também conta com bons inquilinos do setor de varejo e e-commerce.
BRCO11 aparece como destaque positivo
O BRCO11, por sua vez, aparece nas carteiras de Santander, BTG, Itaú BBA e XP. Ele se destaca pelo portfólio de galpões AAA, bem localizados e com contratos atípicos, o que gera maior previsibilidade de receita.
Embora haja áreas em aviso prévio, a gestão ativa e os locatários de alta qualidade também sustentam a atratividade. A XP estima um yield anualizado de 11,5% para o BRCO11.
Entre outros FIIs de logística recomendados além do BTLG11 aparece o LVBI11, com bom padrão construtivo e inquilinos como Ambev, DHL e Magazine Luiza. O XPLG11, também presente em carteiras, alia boa gestão e forte liquidez, segundo os analistas. O RZAT11, por sua vez, tem diferencial no seu dividend yield, que está acima da média, e na sua distribuição de proventos linear até meados de 2025.