Brasil passará por “algum racionamento” de energia para evitar apagão, segundo Lira

Na última semana, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, fizeram uma reunião na qual o ministro analisou que o Brasil terá “um período educativo” de racionamento de energia, para evitar uma “crise maior”, segundo afirmou Lira nesta terça-feira (22), enquanto participava de um evento no Palácio do Planalto.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Lira afirmou que, “o ministro Bento esteve comigo fazendo uma análise do cenário, garantindo que não vamos ter nenhum tipo de apagão, mas vamos ter que ter um período educativo aí de algum racionamento [de energia] para não ter nenhum tipo de crise maior“.

Vale lembrar que entre 2001 e 2002, o Brasil passou pela chamada crise do apagão, o que afetou o fornecimento e distribuição de energia elétrica.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O atual período de escassez de chuvas é o pior em 91 anos, e assim o governo pensa em preparar uma medida provisória (MP) para aumentar os poderes da pasta na gestão dos recursos hídricos do Brasil.

Além disso, Lira afirmou que o ministro de Minas e Energia “esteve na residência oficial na semana passada, mas muito en passant, nada com texto ainda, mas com perspectivas de que estavam tratando de alguma medida para isso, negociando inclusive dentro do Supremo [Tribunal Federal] para ter segurança jurídica sobre qualquer medida que pudesse vir a anunciar”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Veja também:

Arthur Lira enxerga risco de racionamento de energia como em 2001

O presidente da Câmara dos Deputados enxerga um risco de racionamento de energia neste ano em função da crise hídrica que o País vive.

“Se houver a conscientização dos setores de reduzir o consumo na hora do pico, ajuda”, afirmou Lira, em encontro com o ministro de Minas e Energia, na última terça-feira (15).

Segundo o Lira, o risco de apagão foi descartado, mas não a alta dos preços. “Não se falou em apagão, falou-se em racionamento, na economia [de energia], a gente não manda na chuva. Mas não acredito que tenha apagão, pode ter energia mais cara por causa do uso das térmicas”, disse.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião