Brasil terá IPCA em controle e crescimento robusto, diz Secretário da Fazenda

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, disse nesta segunda-feira (8) que o cenário até o momento indica que o Brasil está em uma trajetória de crescimento robusto, mas com IPCA sob controle.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Para Durigan, junto à evolução da conjuntura externa, esse cenário de IPCA controlado e PIB crescente corrobora a expectativa de continuidade no ciclo de cortes da taxa Selic, de forma consistente até o fim do ano.

Ele destacou as revisões recentes feitas por algumas instituições do mercado nas projeções para o crescimento econômico este ano e disse que, internamente, no ministério, as sinalizações da área técnica são de que talvez haja necessidade de corrigir para cima a estimativa oficial.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Durigan também ressaltou que os indicadores recentes sinalizam, pelo menos até o momento, que a inflação geral tende a não aumentar ao longo de 2024.

O secretário frisou que o crescimento do mercado de trabalho não está mostrando a pressão inflacionária que poderia.

Projeções para o IPCA

Conforme informações da edição mais recente do Boletim Focus, o mercado financeiro espera um IPCA de 3,75% para este ano. Já as projeções para 2025 são de 3,51%.

Com Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião