Bolsonaro e Trump vão trilhar acordo de livre-comércio em reunião

Os presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump devem indicar a busca por um acordo de livre-comércio, na declaração conjunta que farão na Casa Branca após o encontro marcado para o dia 18.

Dessa forma, após a reunião ambos os países devem começar a negociar o acordo de livre-comércio. No entanto, o objetivo das negociações é avançar em acordo setoriais para facilitar o comércio e a convergência regulatória, em pontos que o Mercosul e as regras internacionais não tenham limitações.

De acordo com os negociadores brasileiros, as negociações de março tem por objetivo anunciar o que é possível no curto prazo. No entanto, o acordo de livre-comércio entre os países ficará como uma meta futura.

Segundo o “Estadão”, a declaração dos presidentes terá três bases:

  • Anúncio de medidas concretas;
  • Consagração dos valores comuns;
  • Indicação de um caminho para o acordo de livre-comércio.

Uma negociação de livre-comércio para a eliminação de tarifas entre Brasil e Estados Unidos esbarra no Mercosul. Para que avance, o Brasil precisaria negociar o acordo em bloco ou uma exceção para tratativas diretas com os EUA.

Saiba mais: Reforma da Previdência: Bolsonaro e Maia se reuniram neste sábado

Encontro dos líderes

O presidente Jair Bolsonaro se reunirá com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no próximo dia 19, segundo comunicado da Casa Branca.

No entanto, a reunião entre Bolsonaro e Trump servirá para debater os temas:

  • Cooperação na área da defesa;
  • Políticas comerciais;
  • Combate ao crime transnacional;
  • Crise na Venezuela.

Saiba mais: Bolsonaro e Trump farão reunião em 19 de março nos Estados Unidos

De acordo com a Casa Branca, os dois líderes vão discutir sobre os esforços para oferecer ajuda humanitária à Venezuela.

Brasil, Estados Unidos e Colômbia realizaram doações a venezuelanos a partir da cidade colombiana de Cúcuta e da brasileira de Boa Vista, capital de Roraima.

Período da viagem

O acordo de livre-comércio deverá ser buscado por Jair Bolsonaro entre os dias 18 e 22 deste mês, período em que o presidente deve viajar para os Estados Unidos. No entanto, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o deputado Eduardo Bolsonaro, viajaram ao país para preparar a visita do presidente.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião