Bolsonaro realiza segunda reunião ministerial de governo

O presidente Jair Bolsonaro comandou a segunda reunião ministerial de seu governo, na manhã desta terça-feira (8).

Bolsonaro pretende manter reuniões semanais com os ministros de seu governo e com seu vice, Hamilton Mourão.

Conforme foi publicado no Twitter horas antes da reunião, o presidente informou que o encontro desta semana estava destinada a ouvir os ministros sobre “planos, propostas de enxugamento das pastas e medidas de rápida implementação”.

A reunião aconteceu por volta das 9h no Palácio do Planalto. Entretanto, estavam presentes todos os membros do Conselho de Governo, formado pelos ministros de Estado e o vice-presidente Hamilton Mourão.

O encontro acabou pouco antes do meio-dia, mas o governo não realizou anúncio de nenhuma medida.

Último encontro

O primeiro encontro do grupo, aconteceu no último dia 3. A partir desta reunião, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, anunciou uma série de medidas, entre elas:

  • Revisão de contratos (dezembro);
  • Revisão de exonerações (dezembro);
  • Revisão de liberação de recursos (dezembro);

De acordo com Onyx, o governo irá discutir novas medidas que podem ser implementadas nas próximas semanas pelos ministérios.

A revisão de normas burocráticas com o objetivo de dar mais eficiência ao governo, está entre as ações.

Saiba mais: Governo estuda reforma da Previdência com transação menor

Previdência

O ministro do Gabinete de Segurança Instituição (GSI), Augusto Heleno, afirmou que cada ministro apresentou um pouco do seu trabalho durante a reunião. Entretanto, o ministro não detalhou o que foi discutido no encontro.

Em relação a reforma da Previdência, Heleno afirmou que o texto de Bolsonaro, que será apresentado ao Congresso Nacional, precisa ser “viável” para que seja aprovado.

“Continua aquela teoria de que a Previdência tem que ter as idades e tem que ser viável para poder ter possibilidade de ser aprovada”, afirmou Heleno.

Bolsonaro assumiu a Presidência da República há uma semana, e nesta terça-feira (8) realizou a segunda reunião ministerial. O mandato do presidente vai até dezembro de 2022.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião