Com alta volatilidade, bolsas mundiais operam instáveis após disparada; Europa avança

Após a forte recupeção no último pregão, as bolsas mundiais operam de forma instável nesta terça-feira (2). Enquanto os principais índices futuros nos Estados Unidos recuam, com o mercado atento aos rendimentos dos títulos do Tesouro, as bolsas na Europa continuam no azul.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Por volta das 8h desta terça, o S&P 500 caía 0,38%, para 3.884,12 pontos. A Nasdaq, por sua vez, recuava 0,43%, para 13.223,00 pontos, apontando para um pregão de realização após as maiores altas desde junho. As bolsas mundiais aguardam o posicionamento de autoridades monetárias mundo afora em busca de pistas sobre a recuperação econômica global.

Na próxima quarta-feira (3), será divulgado o livro bege do Federal Reserve (Fed). Trata-se de um relatório sobre as atuais condições econômicas para o País, sendo divulgado oito vezes por ano, sempre após reuniões do FOMC, comitê de política monetária norte-americano.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Os rumos da política monetária são de grande interesse para os investidores, uma vez que a política expansionista e flexível, instaurada sobretudo desde o ano passado, colaborou para a recuperação dos mercados. A alta liquidez nas bolsas globais fizeram com que os principais índices acionários tenham se recuperação antes da economia de fato.

O principal órgão regulador bancário da China afirmou que está “muito preocupado” com os riscos de bolhas nos mercados financeiros globais, e com o mercado imobiliário no país. Os comentários impactaram as ações asiáticas, com o índice CSI 300 da China encerrando as negociações em queda 1,28%.

Por outro lado, o Índice Kospi da Coréia do Sul subiu 1%, estimulado pela expectativa por um novo pacote de gastos para alívio da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Os mercados na Europa tem alta no pregão, mesmo com dados de varejo na Alemanha frustrando as expectativas.

Os rendimentos dos Treasuries voltaram a cair, com os papéis de 10 anos sendo negociados a 1,434%, de 1,444% na segunda, marcando seu terceiro dia consecutivo de quedas. Mesmo assim, o avanço das notas do Tesouro neste ano chamam atenção — em 4 de janeiro, estavam em 0,915%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Desempenho das bolsas mundiais

Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 8h15:

As bolsas mundiais voltam a demonstrar otimismo na abertura de março, assim como no início do mês passado. A espera pelo novo pacote de estímulos fiscais do governo norte-americano trouxe resultado positivo para os mercados, que permanecem atentos à recuperação econômica global.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião