Bolsas mundiais: Ásia fecha mista e Europa ronda estabilidade

Entre as bolsas mundiais hoje (29), as asiáticas fecharam sem rumo único. A Bolsa de Seul teve forte queda após dados de produção industrial abaixo do esperado ampliarem o pessimismo depois de o Banco Central do país reduzir as taxas de juros inesperadamente e rebaixar previsões sobre a economia. Tóquio computou baixa diante das incertezas sobre potenciais medidas protecionistas nos Estados Unidos, enquanto expectativas de estímulos deram suporte a mercados na China.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Na Coreia do Sul, o Kospi fechou em queda de 1,95%, aos 2.455,91 pontos, com as empresas ligadas a baterias fortemente pressionadas.

A Samsung SDI, fabricante de baterias para veículos elétricos, caiu 6,4%. A Posco Future, fornecedora de materiais para baterias, perdeu 5,9%. A fabricante de veículos blindados Hyundai Rotem recuou 3,8% e a transportadora naval HMM caiu 3,5%.

A produção industrial da Coreia do Sul permaneceu estável em outubro, ante setembro, abaixo das expectativas de crescimento, enquanto as vendas do varejo caíram 0,4%, melhorando ante o recuo revisado de 0,5% de setembro

O Citigroup revisou em baixa os prognósticos para a economia sul-coreana diante de potenciais impacto da administração de Donald Trump nos EUA para o comércio. O banco prevê que o Produto Interno Bruto cresça 1,6% em 2025 e 2026, ante estimativas anteriores de 1,8% e 1,7%, respectivamente.

Na China, o Xangai Composto subiu 0,9%, aos 3.326,46 pontos. O Shenzhen Composto avançou 1,7%, aos 2.016,94 pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng terminou em alta de 0,3%, aos 19.423,61 pontos. Os investidores estão atentos ao potencial anúncio de estímulos na conferência do governo central da China em dezembro.

Em Tóquio, o índice Nikkei cedeu 0,4%, a 38.208,03 pontos, com as ações de empresas do setor automotivo voltando a ser pressionadas. A Nissan Motor caiu 4%.

Em Taiwan, o Taiex marcou queda de 0,16%, a 22.262,50 pontos. Já na Oceania, o S&P/ASX 200, de Sydney, teve baixa de 0,1%, a 8.436,20 pontos, interrompendo duas sessões seguidas de alta.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Europa ronda estabilidade

As principais bolsas da Europa rondam a estabilidade em dia que tende a seguir com baixa liquidez diante da sessão mais curta em Wall Street. Investidores assimilam uma série de indicadores na região e apreensões sobre as dificuldades na tramitação do orçamento na França. Entre as ações de destaque, as da Penneo dobravam de valor após a provedora de softwares de assinaturas digitais e outros serviços ser alvo de uma proposta de compra pelo grupo norueguês Visma.

Por volta das 8h12 (de Brasília), o índice Stoxx 600 tinha queda de 0,04%.

Entre os dados, a inflação na zona do euro voltou a acelerar em novembro, superando a meta do Banco Central Europeu, enquanto um recuo acima do esperado das vendas do varejo na Alemanha realçou a falta de dinamismo na principal economia da zona do euro.

Na França, obstruções continuaram na sessão de quinta-feira ao orçamento do próximo ano, que tem de ser aprovado até dia 21 de dezembro. Os sindicatos lamentaram que a Assembleia Nacional não tenha conseguido decidir sobre o texto que revoga o adiamento para os 64 anos a idade de elegibilidade à pensão, segundo o Le Monde.

Em Londres, a Anglo American subia 2,93%. O preço das ações da Anglo American tem espaço para avançar à medida que a empresa conclui o seu plano de reestruturação e supera os desafios operacionais, avaliou a Jefferies. O banco de investimentos elevou a classificação da mineradora de manutenção para compra, com preço-alvo de 2.850 pence por ação para refletir o progresso na reestruturação, melhorias operacionais, crescimento do fluxo de caixa livre e potencial de fusões e aquisições no curto prazo.

Às 8h10 (de Brasília), a Bolsa de Paris cedia 0,02% e a de Londres tinha baixa de 0,03%. A bolsa de Lisboa cedia 0,39%. Frankfurt subia 0,03%. No câmbio, o euro mantinha leve alta, cotado a US$ 1,056 e a libra subia a US$ 1,269.

*Com informações da Dow Jones Newswires e Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno