AGENDA

Bolsas europeias fecham em alta, com impulso após discurso do presidente do Fed

Bolsas europeias fecham em alta, com impulso após discurso do presidente do Fed
Crise da Evergrande e política monetária do Fed são principais influências. Foto: Reprodução Facebook

As bolsas europeias oscilaram perto da estabilidade boa parte do dia nesta sexta-feira (27), mas a maioria fechou com ganhos. O cenário melhorou após o discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, no Simpósio de Jackson Hole.

Powell comentou que o Fed pode começar a redução gradual nas compras de ativos (“tapering“) ainda neste ano. Mas isso só acontecerá se a economia americana continuar se desenvolvendo conforme o esperado. Com isso, as bolsas europeias ganharam impulso e aumentaram os ganhos.

Mais cedo, os principais índices da Europa oscilavam perto da estabilidade, com a agenda econômica esvaziada no próprio continente.

O quadro geopolítico também esteve no radar, após os atentados de quinta-feira (26), no Afeganistão, mas não influenciaram nos negócios.

O principal índice das bolsas europeias, o Stoxx 600, fechou aos 472,34 pontos, após subir 0,43%. Na semana, ele avançou 0,75%.

Resposta das principais bolsas europeias ao discurso do Fed

Em sua fala, Jerome Powell falou sobre os riscos ao crescimento da economia dos Estados Unidos. O presidente do Fed destacou a variante delta da Covid-19, mas também demonstrou otimismo sobre a recuperação do mercado de trabalho e a trajetória da inflação.

Powell assegurou que uma eventual elevação nos juros é questão para mais adiante, estando em pauta somente a diminuição de compra de ativos. Esse foi um dos principais motivos para o impulso das bolsas europeias nesta sexta.

Para o ING Bank, Powell demonstrou certa cautela em sua fala e no anúncio do “tapering” já em setembro. Irá nortear os próximos passos do Fed o relatório de criação de empregos na próxima sexta-feira, dia 03, nos EUA.

Com isso, as bolsas europeias hoje fecharam assim:

  • em Londres, o índice FTSE 100 fechou em alta de 0,32%, em 7.148,01 pontos. Na semana, ganhou 0,85%.
  • em Frankfurt, o índice DAX 30 subiu 0,37%, a 15.851,75 pontos, com alta semanal de 0,28%.
  • o CAC 40, da Bolsa de Paris, avançou 0,24%, a 6.681,92 pontos. Na semana, subiu 0,84%.
  • na Bolsa de Milão, o índice FTSE MIB fechou com ganho de 0,56%, em 26.006,63 pontos. Na semana o avanço foi de 0,34%.
  • em Madri, o IBEX 35 subiu 0,33%, a 8.922,00 pontos. Na semana, a bolsa espanhola avançou 0,08%

Somente o PSI 20 fechou na contramão das outras bolsas europeias e caiu 0,09% na Bolsa de Lisboa nesta sexta. Na semana, a desvalorização chegou a 0,21%.

Com informações de Estadão Conteúdo. 

Monique Lima

Compartilhe sua opinião

Manual 10 passos essenciais para se tornar um investidor de sucesso. Baixe Grátis!

Baixar agora!