Bolsa e bancos vão abrir no Natal? Veja o que vai funcionar em 25 de dezembro

No dia 25 de dezembro, próxima segunda-feira e feriado do Dia de Natal, não haverá negociações da B3 (B3SA3) e o expediente nos bancos será suspenso.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

O feriado internacional de celebração do Natal paralisa o funcionamento de instituições financeiras e outros estabelecimentos públicos.

Como os bancos vão funcionar no feriado de Natal?

O dia 25 de dezembro está listado como um dos feriados bancários, segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

Conforme definido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), em resolução de 2020, feriados de âmbito nacional não são considerados como dias úteis para fins de operações bancárias. A partir da terça-feira (26), as agências retornam a abrir normalmente para atendimento.

Além disso, a Febraban indica que os canais digitais, como aplicativos e internet banking, são uma alternativa para quem precisar efetuar quaisquer operações, visto que os bancos físicos não estarão abertos.

O autoatendimento também estará disponível para os clientes nos dias seguintes, a partir da terça-feira (26 de dezembro).

Além disso, despesas comuns como conta de luz, água e telefone, por exemplo, provavelmente terão a possibilidade de serem pagas sem acréscimos na terça-feira, dia 26.

“Atualmente, 7 em cada 10 operações bancárias são feitas pelos meios digitais, reflexo da comodidade, rapidez e segurança proporcionada por estes canais”, informa Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A Bolsa de Valores vai funcionar no dia 25 de dezembro?

De acordo com o Calendário da B3, no Natal, a Bolsa de Valores estará fechada e não abrirá para negociações.

“A B3 é a bolsa do Brasil. Temos operações originárias de todas as partes do país e um volume importante de negociações realizadas por investidores estrangeiros. Optamos então por considerar em nosso calendário apenas as datas de feriados nacionais”, afirma Thiago Ferraz, superintendente de negociação da B3.

A B3 apenas paralisa suas negociações em feriados nacionais. Em níveis municipal ou estadual, como no próximo dia 25 de janeiro (uma quinta-feira), aniversário da cidade de São Paulo, as negociações serão mantidas normalmente para os mercados de renda variável, incluindo ações, fundos imobiliários, ETFs, BDRs, derivativos, renda fixa privada e ETF de renda fixa.

Passado o dia de Natal, em 25 de dezembro, no restante da semana, a Bolsa de Valores volta a seu funcionamento normal, com horário de operações das 10h às 18h, horário de Brasília.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião