Boletim Focus é adiado para terça-feira mais uma vez, com BC ainda em operação-padrão

O Boletim Focus do Banco Central (BC) será divulgado com atraso nesta semana. Devido à operação-padrão dos servidores, esta é a segunda semana consecutiva que o relatório de mercado chegará fora do prazo comum.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O Boletim Focus sempre é divulgado nas manhãs de segunda-feira. Porém, nesta semana ele será publicado novamente na terça-feira (6), no horário regular, das 8h30.

O relatório se trata de uma pesquisa com as projeções de agentes do mercado financeiro para inflação, crescimento da economia, juros e câmbio.

Na semana passada, a operação mais lenta dos funcionários provocou o adiamento de alguns dados para esta semana, como as notas econômico-financeiras mensais, incluindo estatísticas do setor externo, monetárias, de crédito e estatísticas fiscais, que foram remarcadas para liberação hoje (5), 6 e 7 de fevereiro, respectivamente, sempre às 8h30. 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Greve no Banco Central atrasa Boletim Focus

Desde dezembro, os servidores do BC aprovaram o “estado de greve geral” no órgão e realizaram uma paralisação de 24h no dia 11 de janeiro. Desde então, é mantida uma operação-padrão.

Segundo o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), o movimento teve adesão de mais de 70% da categoria.

Embora o governo tenha autorizado a realização do primeiro concurso para o Banco Central desde 2013, com 100 vagas, os servidores desejam uma reestruturação da carreira. Atualmente, 44% dos 6.470 postos de trabalho estão vagos.

Os funcionários da autoridade monetária pedem a exigência de ensino superior para o cargo de técnico na autarquia e a alteração de nomenclatura do cargo de analista para auditor, reajuste nas tabelas remuneratórias e retribuição por produtividade.

De acordo com o Sinal, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) sinalizou que uma nova proposta do governo será apresentada na terceira rodada da Mesa Específica de Negociação com a categoria, marcada para o dia 8 de fevereiro.

A pauta de reivindicações se arrasta há anos. Em 2022, por exemplo, paralisações de servidores do Banco Central também provocaram atraso na divulgação de diversos indicadores da economia brasileira, como o ocorrido com o Boletim Focus nesta segunda-feira (5).

Com informações de Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião