Bluefit (BFFT3) reduz preço da ação e deve concluir IPO hoje, diz site

A rede de academias Bluefit (BFFT3) reduziu em 20% o preço da ação para sua oferta inicial (IPO, na sigla em inglês), segundo o Estadão. Com uma faixa indicativa de preço entre R$ 13,30 e R$ 16,63 anteriormente, o novo valor deve vir com um desconto maior em relação a sua concorrente SmartFit (SMFT3).

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De acordo com o site, ao diminuir o preço da ação, a Bluefit conseguiu completar o livro de pedidos dos papéis para precificar a operação nesta sexta-feira (24).

O valuation da empresa na oferta está em 6,7 vezes o Enterprise Value (valor da firma) pelo Ebitda (geração de caixa) para 2023, com desconto relativo de 50% a 60% em relação à concorrente SmartFit, informa o Broadcast.

Na quinta, o período de reservas para o IPO da Bluefit se encerrou. O valor mínimo de investimento era de R$ 3 mil e o máximo de R$ 1 milhão, por investidor de varejo.

A oferta de ações será de distribuição primária, quando são emitidas ações novas e o dinheiro vai para a companhia, e secundária, quando são oferecidos papéis já existentes e os recursos vão para os acionistas.

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De acordo com prospecto da Bluefit, a oferta base será de 39,3 milhões de ações. Ainda podem ser exercidos os lotes adicional, de 6,5 milhões de papéis, e suplementar, de 4,9 milhões de ações.

Com o dinheiro captado na oferta primária, a Bluefit pretende abrir novas filiais pelo Brasil e adquirir novas franquias e participações em outras redes de academias. Já na oferta secundária, os acionistas que podem vender suas participações são: Leste Capital (61,4%), James Marcos de Oliveira (30,6%) e Fortune Partners (8%).

Perfil da Bluefit

Fundada em 2015, a Bluefit é a segunda maior rede de academias low cost do Brasil. A empresa possui capilaridade nacional em 15 estados, além do Distrito Federal, com presença em mais de 50 cidades nas cinco regiões do País.

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O número de academias da empresa cresceu de 7 unidades, em 2016, para 102 unidades em operação (61 próprias e 41 franquias) e 33 unidades com contratos assinados em junho de 2021. São mais de 201 mil clientes ativos na carteira da rede.

O modelo de negócios da Bluefit consiste em:

  • presença nas 5 regiões do país
  • longos períodos de funcionamento (24 horas por dia nos dias úteis, e, em parte das unidades, 24
    horas nos 7 dias da semana)
  • presença em centros urbanos, com alta densidade populacional
  • ambientes com espaços otimizados
  • cultura com foco na experiência do cliente.

De 2019 a 2020, a receita líquida consolidada da companhia encolheu de R$ 117,325 milhões para R$ 64,082 milhões.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) caiu de R$ 46,568 milhões, em 2019, para R$ 1,221 milhões, no ano passado.

Na mesma comparação, a Bluefit reverteu um lucro líquido de R$ 719 mil, em 2019, e apurou um prejuízo de R$ 31,426 milhões, em 2020.

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Monique Lima

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