Black Friday: saiba como aproveitar melhor as ofertas

Durante a Black Friday 2022, devem ser movimentados R$ 6,05 bilhões no e-commerce e os pedidos online podem atingir 8,3 milhões, segundo estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm)

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Milhões de brasileiros estão esperando o dia 25 de novembro para comprar na Black Friday, que não é data comemorativa, mas pode trazer alegria e a realização de sonhos com as promoções e ofertas de diferentes produtos.

Camila Salek, fundadora da Vimer Retail Experience, lembra que a Black Friday é a penúltima grande data sazonal antes do Natal, o principal período de vendas do calendário comercial.

A Copa do Mundo 2022 – este ano em novembro e dezembro – também deve impulsionar as vendas da Black Friday. Durante os jogos, mais de 70% dos consumidores devem comprar produtos e serviços, de acordo com dados da Meta Foresight.

Guilherme Campos, gerente sênior de TV e áudio da Samsung Brasil, diz que a locomotiva de crescimento para o segundo semestre, alinhada com a busca dos consumidores tanto no online quanto nas lojas físicas, serão as telas grandes e TVs premium, pelas quais a empresa espera puxar um aumento de vendas de 46% e 93% em valor, respectivamente.

Clara Aguiar, gerente do Serasa, tem expectativa de que as vendas aumentem por meio do Serasa eCred, um marketplace de crédito, em que você pode pesquisar ofertas de empréstimo e cartão de crédito online e 100% gratuito.

As ofertas de produtos e serviços, como costuma ocorrer nessa época, serão enormes, abrangentes, variadíssimas. Mas, no meio dessa variedade toda, como aproveitar, fisgando as melhores? Confira agora dicas práticas de como tirar proveito da Black Friday deste ano:

Pesquise com antecedência o produto

Como escolher os melhores preços do produto desejado? Pode parecer óbvio, mas muitos não fazem pesquisa prévia.

Existem inúmeros sites próprios para isso. Basta se cadastrar gratuitamente e indicar qual produto deseja monitorar, segundo o Serasa.

“É bom começar a comparar desde já porque quando chegar efetivamente a Black Friday você vai saber o preço dos produtos que você quer. É bom também fazer uma listinha das coisas que você está precisando”, complementa a gerente do Serasa.

Outra vantagem de verificar com antecedência os preços dos produtos é evitar cair na história do “dobro pela metade”. Muitas empresas acabam elevando os valores dos produtos para diminuir em dias próximos de promoções.

“A dica para fazer compras nesta Black Friday é ficar de olho em tudo e checar todas as informações e ver se realmente aquela compra vai valer a pena, porque tem muitos truques nesse período. Além dos golpes, existe a própria diferença de preço numa época em que tudo pode ser oferecido pela metade do dobro”, diz Aguiar.

Além disso, acompanhar a marca que oferece o produto desejado pode ser uma boa estratégia, seja por meio das redes sociais ou entrando nos sites e aplicativos.

“A tendência é de que na semana e dia da Black Friday as ofertas sejam mais atrativas. Mas vale acompanhar a comunicação de cada marca – que deve ser bastante clara neste quesito – para entender o momento oportuno para a compra”, comenta Camila Salek.

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Compre com o cartão de crédito

Segundo o Serasa, além de poder parcelar a compra do novo produto, utilizar o cartão de crédito como forma de pagamento possibilita usufruir de benefícios exclusivos, como proteção de preço, cashback e parcelamento.

“Se você comprar uma TV, por exemplo, e em até 30 dias você vir uma igualzinha por um preço menor, o cartão devolve essa diferença. Tem seguro de compra protegida, se o produto quebrar ou for roubado em algum período. Você pode receber o valor de volta em pontos e milhas e tem cashback”, salienta Aguiar.

Há oportunidades para você fazer esse dinheiro valer ainda mais se comprar com cartão de crédito, mas é recomendado pela especialista verificar quais são os benefícios que o seu cartão oferece para poder aproveitar melhor as ofertas.

Só não pode, claro, fazer compras além do limite do cartão, para evitar pagar juros altos e perder dinheiro.

Black Friday Foto: Unsplash
Black Friday Foto: Unsplash

Cuidado com golpes e fraudes

É preciso ficar atento a possíveis golpes e fraudes que tendem a ocorrer com mais frequência durante a Black Friday.

O tráfego dos sites de compras online chega crescer de 3 a 5 vezes mais na Black Friday, diz Gabriel Vecchia, diretor de Vendas da Signifyd no Brasil, empresa que oferece uma plataforma de proteção antifraudes para o e-commerce.

Com base nos dados que a Signifyd pesquisa no mundo todo, Vecchia explica que as fraudes variam entre 1% e 2% de tudo o que é vendido online. “Isso significa que, de cada R$ 100 vendidos, algo entre R$ 1 ou R$ 2 será perdido para golpes e fraudes. Esse prejuízo fica com o e-commerce e afeta, claro, consumidores.”

Confira abaixo dicas de como desviar dos golpistas no e-commerce:

Dicas para vendedores e empresas

Não só o consumidor deve ficar atento na Black Friday. Vendedores e empresas também precisam se preparar para esta data, com potencial de alavancar o lucro e as vendas do ano.

Um ótimo serviço de atendimento, exercitando a escuta ativa e a atenção ao consumidor, faz parte da construção de uma excelente experiência e é também um ponto de atenção principalmente durante sazonalidades como esta, que envolvem promoções e, portanto, mais buscas, diz Camila Salek.

Segundo a especialista, o consumidor não só pretende comprar o produto, mas se relacionar com a marca e sair das lojas querendo voltar, satisfeito com a experiência ofertada.

“É preciso pensar em ações que não terminam com as vendas de uma única sazonalidade, principalmente quando envolvem grande apelo comercial, caso da Black Friday. Um primeiro contato bem-sucedido agora pode refletir um relacionamento consistente no longo prazo“, ressalta a especialista.

A Copa do Mundo vai começar dia 20 de novembro. Eventos grandiosos como o principal torneio de futebol favorecem ações atrativas como ofertas de brindes e cupons, que agregam para um novo mindset financeiro, conta Salek.

Caso o consumidor vá para a loja física, é possível também impulsioná-la com espaços de personalização, envolvendo, por exemplo, a criação de kits ou embalagens presenteáveis, ou até mesmo atividades.

“Não faltam opções para tornar as lojas palcos de experiências e datas como a Copa do Mundo. São excelentes oportunidades para ativá-los também”, complementa.

A Samsung diz que, além do site especial para recomendar o produto com base nas suas preferências, todas as páginas da marca de produtos contam com mensagens de fácil interpretação e figuras ilustrativas dos benefícios.

Boas compras durante a Black Friday!

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Ana Clara Macedo

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