Banco coloca Vale (VALE3) no lugar de Petrobras (PETR4) em carteira fundamentalista; entenda

Em revisão de cenário, os analistas do BB Investimentos ressaltaram sua preferência pelos papéis da Vale (VALE3) em detrimento dos da Petrobras (PETR4).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

“O peso em commodities continua em 10%, mas foi mantido por meio da troca de Petrobras por Vale. O momento de menor expectativa de alta para o petróleo deu espaço às chances da recondução de Xi Jinping ao terceiro mandato na China, deixando o ‘caminho mais livre’ para redução de políticas sociais (Covid-zero) e reaceleração do foco no crescimento econômico, o que poderia impulsionar o preço do minério e a VALE3‘por tabela'”, dizem os analistas da casa.

A projeção é de que, no fim de 2022, o Ibovespa termine o ano em cerca de 132 mil pontos, representando um potencial de valorização de 20% em relação ao patamar atual, sendo que a Vale é a empresa mais relevante do índice.

A revisão, vale lembrar, vem em meio a uma sinalização de cautela com o minério de ferro por parte de alguns analistas.

Enquanto alguns ainda enxergam otimismo para a Vale, outros apontam que a desaceleração do crescimento econômico chinês deve prejudicar a rentabilidade de mineradoras e siderúrgicas.

Com essa mudança, os únicos papéis de commodities da carteira do BB-BI são os da Vale. O restante fica pulverizada em empresas de construção civil e real estate (Cyrela, MRV), setor financeiro e adquirentes (Cielo, BTG Pactual, Bradesco, Itaú), educacionais (Cogna) e varejo e alimentos (Ambev, Magalu).

“Os papéis da Vale seguem descontados e, diante da melhora de expectativas para a demanda de minério de ferro na China, com a consequente retomada no preço minério de ferro, entendemos que as ações da Vale devem se valorizar”, diz o BB-BI sobre as ações da Vale.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Os especialistas apontam que a recondução do Xi Jinping ao terceiro mandato na China soa como um ponto positivo e poderá destravar incentivos com vistas à reaceleração do crescimento econômico em detrimento às políticas sociai.

“Além disso, a Vale acabou de anunciar reorganização das operações de metais básicos, em que prevê a transferência dos ativos de cobre para a Salobo Metais e a transferência dos ativos de níquel para uma nova sociedade a ser constituída pela Vale no Brasil, visando maior eficiência nos processos e na gestão”, diz o BB-BI.

“Acreditamos que esse movimento pode ser visto como positivo pelo mercado, pois é um primeiro passo para uma futura abertura de capital da divisão, com chances para destravar valor por ativos que vão em linha com o processo global de transição energética”, conclui.

Desempenho das ações da Vale

Atualmente o dividend yield (DY) das ações da Vale é de 10%, considerando um pagamento de R$ 7,2 em dividendos nos últimos 12 meses.

A cotação das ações da Vale é de atuais R$ 72, representando uma alta de cerca de 12% nos últimos 30 dias. No acumulado de 2022, os papéis caem 6,4%, contudo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião