Banco Pan (BPAN4): Caixa sai e BTG (BPAC11) assume totalidade de ações ordinárias

Banco Pan (BPAN4): Caixa sai e BTG (BPAC11) assume totalidade de ações ordinárias
Banco Pan (BPAN4). Foto: Reprodução Facebook.

O Banco Pan (BPAN4), recentemente adquirido pelo BTG Pactual (BPAC11), foi informado pelo braço de participações da Caixa Econômica Federal, o CaixaPar, antes sócio do Pan, sobre a venda total de sua participação.

 

“A CaixaPar informou ainda que em decorrência da alienação, foi firmado distrato do acordo de acionistas celebrado com Banco BTG Pactual, deixando de exercer o co-controle do Banco Pan”, diz o comunicado publicado no fim da noite desta quarta-feira (19).

A alienação vem menos de um mês após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovar, sem restrições, a compra das ações do CaixaPar pelo Banco Sistema, subsidiário integral do BTG Pactual.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Antes da movimentação, o capital votante do Pan era dividido em 50,8% do BTG Pactual e os 49,2% restantes em posse da CaixaPar. O acordo de venda foi anunciado pela Caixa e pelo BTG no início de abril, no valor aproximado de R$ 3,7 bilhões.

BTG Pactual tem agora totalidade das ações ordinárias do Banco Pan

Pela operação, o BTG adquire a totalidade das ações ordinárias do Pan em poder da instituição estatal, um equivalente a 26,8% do capital social da empresa.

 

“Com a operação, a Caixapar conclui com sucesso o processo de desinvestimento de sua participação no Banco Pan e o BTG Pactual, que participa de seu co-controle há mais de uma década, passará a consolidar o controle acionário da companhia”, afirma o documento da época.

Em setembro do ano passado, o BTG já havia elevado sua participação na instituição e passou a ter 44,85% do capital social total do Banco Pan. Agora, a participação do banco de André Esteves no Pan chega a 71,7%. Os 28,3% restantes são ações (apenas preferenciais) que estão no Free Float, ou seja, listadas em bolsa.

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião

Manual 10 passos essenciais para se tornar um investidor de sucesso. Baixe Grátis!

Baixar agora!