Banco do Brasil (BBAS3), IRB (IRBR3) e BB Seguridade (BBSE3): que empresa vai penar mais com fenômenos como La Niña e El Niño?

Apesar da expectativa para o fim do El Niño ser em março de 2024, o setor agro está atento a um outro fenômeno que pode chegar em junho de 2024, o La Niña. Em novo relatório do Santander, foram destacados quais devem ser os impactos desse fenômeno em empresas como Banco do Brasil (BBAS3), IRB (IRBR3) e BB Seguridade (BBSE3).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

O fenômeno La Niña é descrito pelo resfriamento atípico do Oceano Pacífico. Isso deve acontecer de forma mais específica na faixa equatorial. Ele funciona como um evento “oposto” ao El Niño que se caracteriza pelo aquecimento anormal das águas oceânicas.

Mas em fenômenos desse tipo não são apenas produtores rurais que podem ser impactados, mas também os acionistas de empresas, cujas ações devem “sentir” essas mudanças.

Para o Santander, o La Niña pode trazer desafios ainda maiores que o El Niño para determinadas ações de empresas do que para outras.

Banco do Brasil (BBAS3), IRB (IRBR3) e BB Seguridade (BBSE3) sofrerão com La Niña e El Niño?

O relatório do Santander, que destaca as perspectivas para 2024, aponta que o La Niña e o El Niño devem gerar mais impactos negativos para o IRB e BB Seguridade do que para o Banco do Brasil.

No caso do Banco do Brasil, o Santander acredita que o La Niña e o El Niño devem ser eventos de baixo impacto. Isso porque uma parcela relevante dos clientes do setor rural do BB conta com seguros, o que faz com que eles estejam mais protegidos de eventuais consequências do fenômeno.

Por outro lado, a depender das consequências, os preços firmados pelo Banco do Brasil com o BB Seguridade podem passar por alterações – sendo este um dos principais motivos pelos quais o BBAS3 foi incluído nesta análise do Santander. O banco é o cliente principal do BB Seguridade.

Já para o BB Seguridade a perspectiva do Santander é de que a empresa “sofra” um impacto médio com o fenômeno climático, embora a estimativa seja de que esses eventuais impactos só sejam vistos durante as safras de 2024. Isso acontece porque o BBSE3 conta com uma cobertura de resseguro em áreas rurais de 80%.

Por fim, o mais impactado dentre os 3 por La Niña e El Niño deve ser o IRB, conforme destaca o relatório, conforme já aconteceu no passado recente. Assim, do Banco do Brasil ao IRB Brasil, essa foi a análise do Santander sobre o desempenho das empresas diante da ocorrência dos fenômenos climáticos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

João Vitor Jacintho

Compartilhe sua opinião