Banco do Brasil (BBAS3) anuncia captação de US$ 750 milhões em ‘bonds sustentáveis’

O Banco do Brasil (BBAS3) realizou uma captação internacional sustentável de dívida sênior, no valor total de US$ 750 milhões.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

A operação do Banco do Brasil é do tipo “sustainability bond”, cujo vencimento se dá no dia 18 de março de 2031, com cupom de 6% ao ano. Já o retorno final para o investidor será de 6,3% ao ano.

A precificação dessa operação foi realizada em 11 de março de 2024, enquanto a liquidação financeira aconteceu no dia 18 de março de 2024.

Conforme destacado pelo Banco do Brasil nesta segunda-feira (18), o objetivo é alocar o dinheiro levantado em projetos ambientais e sociais, tendo como propósito o financiamento de energia renovável e de empresas de micro a médio porte e, em especial, desenvolver empreendimentos que contam com mulheres na liderança.

“A emissão ocorreu em linha com o Framework de Finanças Sustentáveis do BB, revisado em fevereiro de 2024, que conta com Parecer de Segunda Opinião (SPO)”, conclui o comunicado do Banco do Brasil.

Interferência do governo pode recair sobre o Banco do Brasil (BBAS3)?

A partir dos recentes ruídos sobre interferência do Governo sobre os dividendos da Petrobras (PETR4), os especialistas vêm discutindo como essa questão pode impactar no Banco do Brasil que, embora tenha uma dinâmica distinta, o estado brasileiro ainda é o seu controlador.

Analistas do BTG Patcual dizem que a desvalorização das ações BBAS3 nas sessões anteriores ocorreu justamente pelos “temores de intervenção política”.

“O presidente Lula disse em entrevista ao SBT nesta semana, dias após reunião com dirigentes de bancos públicos, que ‘é possível’ fazer estes agentes baixarem as suas taxas para obrigar os rivais privados a fazerem o mesmo”, destaca.

“Ontem, a presidente do BB, Tarciana Medeiros, foi entrevistada pela mídia local, que acreditamos ter ajudado a reduzir o ruído político. A executiva explicou que não houve nenhum pedido do governo para que os bancos públicos reduzissem taxa de juros”, afirma.

De acordo com Tarciana, o pedido do presidente da República, Lula, foi de “fazer com que o crédito chegasse aos brasileiros”. Ela ainda destacou que o banco não realizará operações não lucrativas, dentre elas, empréstimos consignados para aposentados.

Os analistas do BTG ainda disseram que a entrevista realizada e a chance de observar alguns dividendos na Petrobras são questões que podem auxiliar na melhora da percepção de risco em relação ao Banco do Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

João Vitor Jacintho

Compartilhe sua opinião