Banco Central adia divulgação do Boletim Focus por causa da greve dos servidores

O Banco Central (BC) informou que irá adiar novamente suas publicações regulares por causa da greve dos servidores da autoridade monetária, que começou na sexta-feira (1º). Sendo assim, o Boletim Focus não será divulgado nesta segunda (4).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Além do Relatório Focus, outras publicações do Banco Central também devem ser atingidas, como os indicadores selecionados (Indeco), que incluem o movimento de câmbio no Brasil e as operações cambiais do BC, e o índice de commodities (IC-Br), que não serão divulgados nas datas previstas nesta semana.

O adiamento e interferência nas datas deve seguir entres esta segunda-feira (4) até sexta-feira (8), segundo a autarquia.

Também será afetado o Relatório de Poupança, que é publicado mensalmente no quarto dia útil do mês — e deveria ser divulgado na quarta-feira (6). “Oportunamente, informaremos as datas de suas respectivas publicações. O aviso sobre as novas datas será dado com pelo menos 24 horas de antecedência”, disse o BC em comunicado à imprensa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Representante dos servidores do BC espera 60% de adesão no 1º dia da greve: ‘Setor do Pix é o mais radical’

Atrasos nas entregas do Banco Central

As estatísticas de setor externo, de crédito e fiscais referentes a fevereiro, que deveriam ter sido conhecidas na semana passada, também estão atrasadas devido à paralisação dos servidores do BC, assim como a divulgação semanal do fluxo cambial.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Antes mesmo do início da greve, os funcionários da autoridade monetária brasileira já têm afetado diversos serviços, como a remuneração a bancos em operações do Pix, devido a paralisações diárias de quatro horas desde 17 de março.

Os funcionários cobram um reajuste salarial de 26,3% e a reestruturação de carreiras, e o sindicato diz que a adesão foi de 60% a 70% no primeiro dia.

Em reunião na tarde de sexta (1º), os sindicatos que representam os servidores do Banco Central e a administração do órgão bateram o martelo em relação à manutenção do Pix, do SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro) e demais sistemas da autarquia, além do funcionamento das mesas de operação, durante a greve.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Com informações de Estadão Conteúdo. 

Monique Lima

Compartilhe sua opinião