Concorrência para Uber e 99: Prefeitura de SP lança aplicativo de mobilidade urbana

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta (9), pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, o lançamento de um aplicativo de transporte individual de passageiros para a cidade, administrada pela gestão pública. O app de mobilidade urbana vai se chamar mobizapSP.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Segundo a Prefeitura de São Paulo, o aplicativo de mobilidade urbana, que vai operar na capital paulista, pretende “melhorar as condições de acessibilidade e mobilidade urbana dos munícipes, com foco em facilidade, eficiência, segurança e preço justo, além de entregar uma maior remuneração aos motoristas parceiros.”

O desenvolvimento do projeto, diz a prefeitura da capital, foi elaborado por meio de licitação pública. O Consócio 3C ganhou o contrato, por regime de menor percentual sobre o valor das corridas. “A taxa de administração do aplicativo será de 10,95% (fixa), sendo uma alternativa às plataformas que já atuam na cidade”, informa a prefeitura.

“O mobizapSP é voltado apenas para as viagens que tenham como partida vias na cidade de São Paulo. O destino varia de acordo com cada cliente, que pode ser em outras cidades da região metropolitana”, detalha o site da gestão municipal. Passageiros, por ora, só poderão pedir carros na capital – não nos nos municípios em torno de São Paulo, mas poderão fazer viagens até lá saindo da capital. As corridas podem ser pagas por meio de dinheiro, cartões de crédito, débito e crédito no aplicativo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O aplicativo para concorrer com Uber e 99 será disponibilizado inicialmente aos motoristas, para que sejam cadastrados devidamente na plataforma. Após esse processo, o próximo passo é liberar o acesso para a população. Ele pode ser encontrado para os sistemas operacionais Android e iOS.

O aplicativo ainda não está funcionando, embora possa ser baixado nas lojas oficiais do Google e da Apple. A Prefeitura disponibilizou uma página para inscrições de motoristas e passageiros.

O app só vai começar a funcionar quando tiver ao menos 12 mil motoristas inscritos, de acordo com a empresa que administra o consórcio que venceu a licitação, a Consulix Tecnologia.

A cidade conta com 540 mil motoristas de aplicativo: “São 150 mil ativos de fato”, afirmou Thiago Hidalgo, CEO da Consulix ao portal G1.

O contrato dessa licitação para o app estabelece cinco anos de funcionamento.

Também ao G1 o Secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito, Ricardo Teixeira, declarou que o mobizapSP será um “elemento regulador do mercado” de transporte de passageiros por aplicativo. Motoristas de apps reclamam de taxas cobradas pelas empresas de transporte urbano, como o Uber e a 99, que dominam esse mercado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Marco Antônio Lopes

Compartilhe sua opinião