Balanços da semana

American Airlines e outras aéreas anunciam demissões em meio à crise

A American Airlines comunicou nesta quinta-feira (28) que cortará 30% dos postos administrativos, enquanto outras aéreas também anunciam demissões para sobreviver a crise provocada pelo novo coronavírus (covid-19). As informações são da agência “AFP”.

Conforme documento interno visto pelo veículo, a companhia aérea americana ainda prevê a redução no número de de pilotos e tripulantes. Com essas medidas, a American Airlines afeta 5.100 de suas 17 vagas administrativas.

Segundo a vice-presidente da área de Recursos Humanos e Comunicação, Elise Eberwein, o comunicado faz parte de um plano de demissão voluntária em andamento. Dessa forma, pelo menos 39 mil dos 100 mil funcionários da empresa já aderiram ao programa.

Garanta acesso ao Suno One, a central de informações para quem quer aprender a investir. Acesse gratuitamente clicando aqui.

A American Airlines, uma das companhias do setor aéreo, que foram amplamente afetada pela pandemia do novo coronavírus, em razão das medidas de restrição à circulação e da forte queda na demanda por viagens.

Aéreas anunciam demissões para sobreviver à crise

Tal como a norte-americana, a aérea britânica EasyJet anunciou nesta quinta-feira que demitirá 30% de seus funcionários para enfrentar a crise, o equivalente a 4.500 postos de trabalho. A companhia informou que procura maneiras de preservar suas finanças, ao mesmo tempo em que bisca se adaptar ao novo cenário de tráfego limitado.

A EasyJet não foi a única do Reino Unido a adotar o corte de empregados para conservar o caixa. Da mesma forma, as empresas britânicas British Airways, Ryanair e Virgin Atlantic comunicaram novas demissões.

Saiba mais: Virgin Atlantic anuncia corte de 30% dos funcionários para resistir à crise

No mesmo sentido, a Kuwait Airways, a principal empresa do país, também anunciou corte de 25% estrangeiros, ou 1,5 mil funcionários expatriados devido a “dificuldades importantes” causadas pela pandemia. O Kuwait foi fortemente impactado pela brusca queda no preços do petróleo e pelo esfriamento da economia global, assim como as medidas para conter o avanço do novo coronavírus.

Saiba mais: Três principais aéreas do Brasil aceitam proposta de socorro, diz BNDES

O grupo International Airlines Group (IAG), holding resultada da fusão das aéreas British Airways e da espanhola Iberia, anunciou no final do mês de abril a intenção de cortar até 12 mil empregos. A empresa apresenta, atualmente, um quadro de 42 mil postos de trabalho.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião