Anatel recebe 15 propostas para leilão do 5G; veja as empresas interessadas

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta quarta-feira (27) que recebeu 15 propostas de empresas interessadas em participar do leilão do 5G. O leilão acontecerá no dia 4 novembro, na sede da agência, em Brasília.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

A Anatel recebeu propostas para o leilão do 5G  de operadoras de grande e médio porte, além de provedores regionais organizados em consórcio e fundos de investimento que investem em telecomunicações. A TIM (TIMS3), Vivo (VIVT3) e Claro, grandes operadoras, apresentaram ofertas.

A Oi (OIBR3) não participará do leilão porque vendeu seus ativos móveis ao consórcio (TIM, Claro e Vivo). A venda está em análise e como foi noticiado mais cedo o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pediu mais 90 dias para avaliar a operação.

Apesar das 15 empresas enviarem as suas propostas não é garantia de que todas participarão. Para ser credenciada, é necessário que a proposta cumpra as exigências do edital aprovado pela Anatel, além da entrega da documentação necessária.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O leilão do 5G prevê a venda das frequências de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz, em blocos nacionais e regionais. Se todos os lotes forem arrematados, o leilão deve movimentar R$ 49,7 bilhões.

As vencedoras ficarão responsáveis pela compra e instalação de equipamentos e torres de transmissão para o sinal do 5G. Já o direito de exploração das faixas dura 20 anos.

O edital prevê, para cada uma das quatro faixas, contrapartidas que terão que ser cumpridas pelas empresas vencedoras do leilão. As contrapartidas foram definidas pelo Ministério das Comunicações. Entre elas: a disponibilização do 5G nas capitais do país até julho de 2022; migração do sinal da TV parabólica para liberar a faixa de 3,5GHz para o 5G e construção de uma rede privativa de comunicação para a administração federal.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Veja a lista das 15 empresas interessadas no leilão do 5G

  1. Algar Telecom S.A.
  2. Brasil Digital Telecomunicações LTDA
  3. Brisanet Serviços de Telecomunicações S.A.
  4. Claro SA
  5. Cloud2U Indústria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos LTDA
  6. Consórcio 5G Sul
  7. Fly Link LTDA
  8. Mega Net Provedor de Internet e Comércio de Informática LTDA
  9. Neko Serviços de Comunicações, Entretenimento e Educação LTDA
  10. NK 108 Empreendimentos e Participações S.A.
  11. Sercomtel Telecomunicações S.A.
  12. Telefônica Brasil S.A.
  13. TIM S.A.
  14. VDF Tecnologia da Informação LTDA
  15. Winity II Telecom LTDA

A expectativa é DE que o leilão do 5G alavanque  a conexão entre dispositivos cotidianos. Setores como telemedicina, educação a distância e automação industrial e agrícola estão entre os que devem ser beneficiados com a tecnologia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião