Cerveja sobe menos que a inflação; ações da Ambev (ABEV3) caem

A Ambev (ABEV3) enfrentou um dia no vermelho no Ibovespa nesta quarta-feira (20), registrando queda de 0,16% nos papéis no fechamento, cotados a R$ 12,53.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Enquanto isso, o projeto da reforma tributária foi promulgado, mas segue sem definições claras de como os novos impostos podem afetar o carro-chefe da Ambev: a cerveja.

O que se sabe é que, a partir de 2027, entrará em vigor o Imposto Seletivo, que funciona como uma taxação adicional sobre bebidas alcóolicas e outros itens. O catálogo, de acordo com o texto da reforma aprovada no ano passado, seleciona “bens e serviços prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente”.

Com a reforma à vista, investidores ainda devem aguardar como as cervejas da Ambev podem reagir às mudanças.

Em verão de máximas, preço da cerveja sobe menos que inflação

Neste mês de fevereiro, em meio a um carnaval e verão de temperaturas máximas, o preço da cerveja subiu menos do que a inflação. A informação é do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

De acordo com dados inéditos da CervBrasil, a cerveja registrou uma queda de 0,02% nos preços (para consumo no domicílio) e um aumento de 0,50% (para consumo fora de casa), em fevereiro.

No mesmo intervalo, o termômetro da inflação oficial, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,83% no acumulado.

Se for para a comparação de 12 meses (entre fevereiro de 2023 e fevereiro de 2024), o IPCA subiu 4,63% e a cerveja subiu 3,74% (para ser bebida em casa) e 4,50% (fora do domicílio).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Imposto do pecado”: Como bebidas serão taxadas na reforma e a posição da Ambev (ABEV3)

A partir de 2027, entrará em vigor o chamado Imposto Seletivo, previsto na reforma tributária.

Para bebidas, a tributação vai variar de acordo com as graduações alcóolicas. A medida segue regras internacionais de boas práticas tributárias e as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e outros órgãos.

Informalmente chamado de “imposto do pecado”, o Imposto Seletivo implica em uma taxação adicional sobre “bens e serviços prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente”, conforme explica o texto oficial da reforma, aprovado no ano passado.

Em suma, ele substitui o que é função do IPI (Imposto Federal sobre Produtos Industrializados) e do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) estadual, que adotam alíquotas diferentes para alguns produtos de acordo com efeitos nocivos gerados para a saúde do ser humano e para a sociedade.

Atualmente, o IPI é de 3,9% para cervejas (inclusive sem álcool), 6,5% para vinhos e espumantes e pode variar de 9,75% a 19,5% para as demais bebidas, sendo os valores mais altos para destilados como aguardentes, uísques, vodka e licores.

Cotação da Ambev (ABEV3) hoje

As ações da Ambev (ABEV3) tiveram um dia de quedas tímidas na bolsa de valores.

Por volta das 15h11, os ativos chegaram a marcar uma queda de 1,28%, sendo negociados a R$ 12,38. Nos últimos seis meses, a Ambev acumula queda de 8%.

Cotação abev3

Gráfico gerado em: 20/03/2024
1 Dia

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião