Petrobras: processo no TST é suspenso por Alexandre de Moraes

O ministro Alexandre de Moraes determinou a suspensão do andamento de um processo contra a Petrobras (PETR3;PETR4) no Tribunal Superior do Trabalho (TST). A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) ocorreu nesta sexta-feira (21).

O processo em andamento no TST trata do pagamento de ajustes salariais a um empregado da Petrobras. A disputa judicial iniciou após uma reclamação trabalhista ajuizada por um petroleiro. Ele processou a estatal petrolífera sobre o pagamento de diferenças salariais decorrentes do cálculo da chamada Remuneração Mínima por Nível e Região (RMNR).

Saiba mais: Petrobras conclui venda da TAG; Outros polos recebem proposta 

O pedido foi julgado procedente em todas as instâncias da Justiça do Trabalho. A Petrobras tentou apresentar um recurso, que foi negado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A petrolífera recorreu então ao STF, argumentando como a decisão do TST desrespeitava uma medida cautelar deferida pelo próprio Supremo. O STF tinha suspenso a tramitação de todas as ações individuais e coletivas que discutem a parcela.

Saiba mais: Cade aprova acordo para a venda de refinarias da Petrobras 

Em meados de 2018 o ministro Moraes decidiu suspender a condenação da Petrobras imposta pelo TST. A petrolífera teria que pagar R$ 17 bilhões em ajustes salariais. A decisão também suspendeu o andamento de todas as ações individuais e coletivas, de qualquer instância judicial, sobre a política de remuneração da Petrobras.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Segundo o ministro Moraes, o seguimento da ação no TST foi uma “inconteste afronta a esta decisão”. Por isso a ação deve ser suspensa até que o caso seja julgado pelo plenário.

Segunda decisão judicial favorável

Essa é a segunda decisão favorável a Petrobras obtida em poucos dias. No começo da semana, a 24ª Vara Federal do Rio de Janeiro revogou a decisão liminar que suspendia a venda de 100% da Araucária Nitrogenados S.A. (Ansa) e da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III).

Saiba mais: Petrobras retoma vendas de unidades de produção de fertilizantes 

Graças a essas decisões judiciais, a Petrobras poderá retomar o processo de cessão dessas duas plantas. Em nota, a petrolífera explicou que o objetivo do processo é otimizar o portfólio e melhorar a alocação do capital, gerando valor aos acionistas.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião