Ata do Copom, IPCA-15 e PCE nos EUA; confira a agenda econômica e financeira desta semana

Para agenda econômica e financeira da semana, entre as pautas principais, está a ata do Copom, que será publicada pelo BC na próxima terça-feira (26) .

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Ela detalhará a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central da semana passada, do novo corte da taxa de juros, a Selic, de 50 pontos-base, para 12,75% ao ano.

Ainda na terça-feira (26), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), um termômetro prévio da inflação, será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ainda na agenda do Brasil, o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) e o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de setembro, também conhecido como a “inflação do aluguel”, são publicados na quinta-feira (28).

No setor do mercado de trabalho, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de agosto e a Pnad Contínua têm seus números atualizados na quinta (28) e sexta-feira (29).

A FGV ainda deverá publicar as suas pesquisas de confiança empresarial e do consumidor de setembro ao longo da semana.

Na agenda política brasileira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá passar por uma cirurgia na semana, devido a dores crônicas no quadril. O procedimento deverá ocorrer no Hospital Sírio-Libanês, na unidade de Brasília, conforme relatou a Secretaria de Comunicação.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Agenda da semana internacional

Após as redefinições e manutenções nas políticas monetárias de vários países europeus, Reino Unido e Estados Unidos, a agenda internacional está marcada por discursos dos dirigentes dos bancos centrais. O discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, BC dos EUA) está agendado para a próxima quinta-feira (28).

Além disso, a quinta-feira (28) também contará com a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do 2º trimestre dos EUA.

Na sexta-feira (29) os eventos internacionais mais marcantes são:

  • Índice de preços ao consumidor (IPC) da zona do euro em setembro;
  • PCE dos EUA de agosto;
  • Sondagens de atividade da China em setembro.

Os indicadores mencionados e os principais acontecimentos do mercado financeiro no Brasil e internacional, como a ata do Copom, podem ser acompanhados diariamente no Suno Notícias.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião