Cielo (CIEL3), 3R Petroleum (RRRP3) e reunião do BC com Fazenda e Planejamento: veja a agenda desta quinta-feira

Cielo (CIEL3), Multiplan (MULT3), Hypera (HYPE3), JSL (JSLG3/JSLG11), Suzano (SUZB3) darão sequência hoje (27) à temporada de balanços referentes ao primeiro trimestre de 2023. Os resultados destas empresas serão divulgados após o fechamento do mercado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

A 3R Petroleum (RRRP3) divulgou, na madrugada desta quinta-feira, seus números em relação aos primeiros três meses deste ano. A empresa reverteu o prejuízo do ano anterior, ao lucrar R$ 16,1 milhões. Este é um dos assuntos que deve estar na agenda do mercado hoje.

Fique por dentro do que mais acontece nessa quinta-feira:

BC e Ministérios

O atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto se reúne com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, para discutir sobre juros, inflação e crescimento. O encontro acontece às 10 horas no Senado Federal, em Brasília.

Indicadores brasileiros relevantes

Pela manhã, três índices relevantes vão interessar ao mercado. O primeiro deles é o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de abril, que recuou em 0,95% de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV). A deflação acumulada do ano bate agora em 0,75% e 2,17% nos últimos doze meses.

Também de acordo com o Instituto de Economia Brasileira da FGV, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) se manteve estável, com uma pequena variação de 0,1 ponto. Aos 94,5 pontos, o indicador bate o valor mais alto desde outubro de 2022.

Por fim, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulga a Pesquisa de Serviços do mês de fevereiro. O índice demonstrou uma alta de 1,1% em relação a janeiro, que teve uma queda de 3,1%. No acumulado de 12 meses, o setor de serviços apresenta um crescimento de 7,8%.

Pela tarde, os dados de Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e as contas do Governo Central de março, divulgadas pelo Tesouro Nacional, são valores a serem acompanhados.

Balanços e índices dos Estados Unidos

Na terra dos Ianques, a manhã começa com as atualizações nos dados de pedidos de auxílio-desemprego e a preliminar do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre do ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A divulgação do Índice de preços de gastos com consumo (PCE) e do Núcleo PCE pelo Departamento do Comércio também serão índices relevantes para o Federal Reserve no estabelecimento da taxa de juros dos EUA. No final da manhã, o setor imobiliário é atualizado com os números de vendas pendentes de imóveis do último mês.

Amazon e Intel guardam seus balanços trimestrais para após o fechamento do mercado. Após um 4T22 de frustrações com a e-commerce mundial, o mercado espera sinais de recuperação.

Balanços na Europa

A Unilever (ULEV34) superou as expectativas dos analistas no trimestre e registrou um faturamento de 214,8 bilhões de euros, ante 13,8 bilhões do mesmo tri no ano anterior.

Também no positivo, a multinacional Barclays (B1CS34) registra um lucro antes de impostos de 2,6 bilhões de libras no trimestre, um aumento de 16% no trimestre par do ano anterior.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Por fim, o Deutsche Bank (DBAG34) anunciou um lucro líquido atribuível a acionistas de 1,165 bilhão de euros, representando uma expansão anual de 5% no trimestre.

Mercado europeu

Na manhã desta quinta-feira, 27, os principais mercados europeus variavam entre acompanhar os resultados das empresas e na expectativa da preliminar do PIB dos EUA. O que mais preocupada o mercado é uma recessão na economia americana, abalada pelas recentes crises no setor bancário.

Em contrapartida, o pré-mercado novaiorquino acelera com os resultados da Meta (M1TA34).

Nos indicadores, o índice de sentimento econômico da Zona do Euro atinge os 99,3 pontos em abril, com apenas 0,1 ponto de crescimento, abaixo da projeção de 99,9.

  • Londres – FTSE 100: -0,03%
  • Frankfurt – DAX: +0,19%
  • Paris – CAC: +0,49%
  • Madri – Ibex 35: +0,16%
  • Europa – Stoxx 600: +0,25%

Mercado asiático

No fechamento das bolsas da Ásia, a maioria apresentou uma subida, antes do anúncio do Bank of Japan (BoJ) sobre a nova política monetária. Sob a liderança de Kazuo Ueda, os sinais são de manutenção de uma postura ultra-acomodatícia.

Notou-se uma recuperação no apetite por risco, após os resultados da Meta no pré-mercado dos EUA e a conversa de Xi Jinping, líder chinês, com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

Confira abaixo o comportamento das bolsas asiáticas no fechamento de hoje:

  • Tóquio – Nikkei: +0,15%
  • Hong Kong – Hang Seng: +0,42%
  • Taiwan – Taiex: +0,24%
  • Coreia – Kospi: +0,44%
  • China – Xangai: +0,67%
  • China – Shenzen: +0,12%

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Camila Paim

Compartilhe sua opinião