Agenda do Dia: Coronavac, dados da inflação e Marfrig (MRFG3)

A Agenda do Dia desta terça-feira (12) destaca a divulgação da primeira prévia de janeiro da inflação do aluguel, o IGP-M, além da inflação oficial do País, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), no acumulado de 2020. Também segue no radar do mercado a coletiva do Instituto Butantan sobre a Coronavac.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

No cenário corporativo, chama atenção a movimentação da Marfrig (MRFG3), com o anúncio da compra de senior notes, e os desdobramentos da saída da Ford do Brasil. Confira os destaques da Agenda do Dia:

Índices de inflação são destaques da Agenda do Dia

Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o IGP-M subiu 1,89% no primeiro decêndio de janeiro. No mesmo período do mês anterior, o indicador havia registrado taxa de 1,28%. Com este resultado, a taxa em 12 meses passou de 23,52% para 24,87%.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“A aceleração do IPA registra nova pressão trazida por aumento no preço do minério de ferro, cuja variação passou de -3,65% para 23,45%. Com este movimento, a commodity passa a acumular alta de 134,63% em 12 meses”, afirmou André Braz, coordenador da fundação.

Às 9h será divulgado o IPCA de dezembro e o acumulado de 2020. O consenso de especialistas para o mês é de 1,21% e de 4,37% na métrica anual, segundo o Boletim Focus divulgado na última segunda-feira (11).

Coletiva do Instituto Butantan

Hoje, por volta das 12h45, será realizada uma coletiva do Instituto Butantan acerca dos dados finais sobre a vacina Coronavac, realizada em parceria com o laboratório chinês Sinovac. De acordo com o UOL, o imunizante possui menos de 60% de eficácia, mas ainda acima dos 50% exigidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Na última semana, o governo de São Paulo havia divulgado que a taxa de eficácia clínica (capacidade de prevenção da doença em casos mais leves) era de 78%. O secretário da Saúde do estado disse na segunda que “não é hora de sermos tão cientistas como estamos sendo agora”.

Quem tomar a vacina criará anticorpos contra o novo coronavírus (Covid-19). Desta forma, mesmo contaminado, o paciente terá apenas sintomas leves, que poderão ser tratados com medicação leve, revelaram as fontes.

Marfrig fará compra de senior notes

A Marfrig (MRFG3) informou ao mercado, na noite da última segunda-feira (11), que fará uma compra de US$ 1,25 bilhão (cerca de R$ 6,86 bilhões) em senior notes. Segundo a empresa, “o principal propósito das ofertas de compra é a aquisição em dinheiro de um montante em circulação de notas até o limite agregado da oferta”.

Senior notes, via de regra, servem para gerar capital de negócios, incentivando investidores a subsidiarem empresas com empréstimos mais seguros, com remunerações de curto prazo, classificados como sênior, que têm maior prioridade de reembolso caso o negócio se tornar extinto.

Saída da Ford do Brasil movimenta Agenda do Dia

A Ford (NYSE: F) anunciou que fechará todas as suas três fábricas no Brasil em meio a uma reestruturação de seus negócios na América do Sul. As fábricas de Camaçari, na Bahia, que produz o Ford Ka e o EcoSport, e de Taubaté, em São Paulo, onde são produzidos motores, serão fechadas imediatamente. No último trimestre de 2021 será a vez da fábrica em Horizonte, no Ceará, na qual são produzidos a veículos da Troller.

No ano passado, segundo a Anfavea, a Ford vendeu cerca de 119,5 mil veículos no Brasil, número 39,2% menor na comparação com o ano de 2019. Os números da companhia ficaram piores do que os do mercado de automóveis em geral, que apresentou queda de 28,6%.

Com o encerramento das operações, a Ford desligará ao todo cerca de 5 mil funcionários — mesmo tendo recebido bilhões em subsídios em uma operação centenária no País.

A Agenda do Dia também destaca mais um leilão de títulos do Tesouro Nacional, que acontecerá às 10h30, além de discursos de integrantes do Federal Reserve (Fed) acerca das perspectivas econômicas globais e, sobretudo, dos Estados Unidos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião