Agenda do Dia: IGP-M, PNAD e dados econômicos europeus

A Agenda do Dia desta sexta-feira (27) destaca a divulgação do Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) de novembro pela Fundação Getulio Vargas (FGV), além da PNAD Contínua, que expressa a taxa de desemprego do País.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Além disso, o mercado permanece de olho na divulgação de dados econômicos na Europa, ao passo que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) avança sobre o Hemisfério Norte. O feriado de Ação de Graças dos Estados Unidos continua em vigor — o mercado funcionará somente após às 13h. Confira os destaques da Agenda do Dia:

IGP-M é o destaque da Agenda do Dia

Segundo a FGV, o IGP-M teve uma variação mensal positiva de 3,28% em novembro, enquanto o consenso de analistas ficava em 3,22%. Na comparação anual, a variação é positiva em 24,52%, enquanto especialistas esperavam que ficasse em 24,40%.

Em outubro, o IGP-M havia avançado 3,23%, emendando a alta de 4,34% em setembro. O indicador é composto por três variáveis:

  • Índice de Preços por Atacado- Mercado (IPA-M);
  • Índice de Preços ao Consumidor – Mercado (IPC-M);
  • Índice Nacional do Custo da Construção – Mercado (INCC-M).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Taxa de desemprego

Às 9h será divulgada a PNAD Contínua mensal, que demonstra a taxa de desemprego no Brasil. No trimestre entre junho e agosto, a taxa ficou em 14,4%, a mais alta da série histórica iniciada em 2012. Os dados, que são destaque da Agenda do Dia, serão divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na última divulgação, o número de pessoas ocupadas no País caiu 5% na comparação com o trimestre encerrado em maio, totalizando 81,7 milhões. Trata-se de uma retração de 4,3 milhões de brasileiros, esse é o menor contingente já registrado na série da pesquisa.

Dados econômicos europeus

Na Europa, as atenções são voltadas às divulgações de dados econômicos. Na França, será divulgado o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, além dos gastos dos consumidores de outubro. Na Itália, será divulgada a confiança empresarial e do consumidor, enquanto a Espanha divulgará as vendas no varejo.

Ainda haverá o pronunciamento de Schnabel, do Banco Central Europeu (BCE). Os investidores do Velho Continente seguem atentos aos impactos do coronavírus e a nova onda de lockdowns que tem causado na região.

Feriado nos EUA permanece na Agenda do Dia

Ontem foi feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos. Com isso, o mercado norte-americano funcionará em meio período, somente até às 13h (horário de Nova York). O evento diminui o volume negociado nas bolsas norte-americanas, além de instaurar uma cautela dos investidores após máximas históricas, como do Dow Jones nesta semana.

A Agenda do Dia também ressalta as movimentações corporativas do dia, como a captação de R$ 1,4 bilhão da Oi (OIBR3) com o leilão das torres de telefonia móvel, além da repercussão da busca e apreensão na sede da Wiz (WIZS3).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião