Ações da Vale em NY despencam após rompimento de barragem em MG

As ações da Vale negociadas na bolsa de valores de Nova York, os ADRs (American Depositary Receipts), despencaram após o rompimento da barragem de Brumadinho (MG). Pouco depois das 15h, os papéis da empresa eram vendidos a US$ 13,35 – um recuo de 10,16% em relação ao fechamento da última quinta (24).

Em razão do feriado na capital paulista, aniversário de 465 anos de São Paulo, as ações da Vale não estão sendo negociadas na B3. Somente na segunda (28) é que a empresa sentirá os efeitos da tragédia em suas ações no Brasil.

Na B3, os papéis da Vale registravam alta de 10,1% desde o início do ano até esta quinta. Na bolsa de Nova York, o acúmulo foi de 12,7%.

Criado há 90 anos nos Estados Unidos como meio de facilitação para os investidores de lá comprarem ações de empresas estrangeiras, o ADR é definido como um recibo de ações de empresas de fora dos Estados Unidos negociados na bolsa de Nova York.

 

Saiba mais: Vale recebe aprovação para comprar New Steel Global por US$ 500 mi

O rompimento da barragem

Uma barragem da Vale se rompeu em Brumadinho na manhã desta sexta (25). A cidade fica na região metropolitana de Belo Horizonte. Uma área administrativa da empresa, onde havia funcionários, foi atingida pelos rejeitos. A comunidade de Vila Ferteco. Ainda não há informações sobre mortos, mas há desaparecidos.

O Instituto Inhotim, um dos maiores centros de arte ao ar livre da América Latina, foi esvaziado por medida de segurança. O instituto não abrirá nem sábado (26) e nem domingo (27).

A barragem rompida faz parte do complexo de Paraopeba. A mina é responsável por 7,3 milhões de toneladas de minério do terceiro trimestre de 2018. O volume corresponde a 6,2% da produção total de minério de ferro da companhia no período, segundo dados da empresa.

 

 

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião