Abono salarial do PIS/Pasep começará a ser pago no dia 30 de junho

O Ministério da Economia informou que o pagamento do abono salarial PIS/Pasesp ano-base 2019 terá inicio no dia 30 de junho deste ano e terminará no dia 30 de junho de 2021.

Os trabalhadores da iniciativa privada vinculados ao Programa de Integração Social (PIS), a data de pagamento do abono salarial é no mês de nascimento. Por sua vez, para os funcionários públicos, associados ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), é o dígito final do número de inscrição.

Possui direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS ou Pasep há cinco anos e que tenha 30 dias trabalhado formalmente no ano passado, com remuneração mensal de até dois salários mínimos.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

Os trabalhadores com saques previstos para o ano de  a partir de 30 de junho já vão ter o dinheiro creditado na conta, no caso correntistas da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil (BBAS3).  Para os demais, o dinheiro estará disponível a partir de 16 de julho.

Os trabalhadores que nasceram entre julho e dezembro recebem o PIS ainda este ano. Os nascidos entre janeiro e junho terão o recurso disponível para saque no próximo ano. Servidores públicos com o final de inscrição do Pasep de 0 a 4 também recebem este ano e as inscrições com o final de 5 a 9 ficam para 2021.

Quem não sacou o abono do calendário 2019/2020 poderá efetuar o saque agora no calendário 2020/2021 ou em até cinco anos.

Veja Também: Governo decide antecipar prazo final de saque do abono salarial

O valor pago do abono salarial corresponde a um salário mínimo dividido por 12 meses trabalhado. Se a pessoa trabalhar o ano inteiro, recebe o salário mínimo completo, equivalente ao ano vigente. No caso de falecimento do participante, herdeiros têm direito ao saque.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião