A Seguir: O Início do Governo Bolsonaro e Movimento nos Mercados Globais

O que deve movimentar a semana no Brasil

Crescimento da produção industrial

Entre os pontos de maior destaque se encontra a liberação dos dados sobre o crescimento da produção industrial nacional no comparativo anual com base em 2018.

A expectativa é de um crescimento de 2,3% em comparação à 2017.

Como sempre ressaltamos que aqui mais importante até do que o número real é a relação do resultado real com a expectativa do mercado.


Expectativa sobre a inflação

Outro acontecimento relevante é a liberação de dados sobre a inflação, a expectativa é de que a mesma tenha tido uma variação negativa (Deflação) de -0,10% em dezembro quando comparada a novembro.

Esse resultado tem potencial impacto especialmente em investimentos atrelados a títulos IPCA e IGPM como é o caso de muitos Fundos Imobiliários.


Bolsonaro prepara pente fino no INSS

No lado político a expectativa é para o “Pente Fino” que o agora já presidente (e não mais “eleito”) Bolsonaro está preparando com sua equipe em todos os benefícios dos servidores públicos e benefícios do INSS.

Entre as metas da medida estão a reavaliação da pensão por morte e extensão dos benefícios por invalidez.

Leia mais sobre: Jair Bolsonaro planeja um pente-fino nos benefícios pagos pelo INSS

Essa ação é relevante pois pode impactar a visão do público sobre o presidente e reduzir seu apoio popular caso seja feita de uma forma que não seja bem vista pela população geral.

A perda de apoio popular logo no início do mandato pode ser um duro golpe à capacidade de Bolsonaro e sua equipe em pressionar o congresso para aprovar medidas com o apoio da população e poderia forçar o retorno da velha abordagem de negociação com parlamentares, bancadas e partidos.


Dados sobre posição especulativa no BRL

Por fim, também teremos a possível liberação do sobre a posição especulativa em futuros do Real pela CFTC.

Essa primeira liberação é interessante por já servir como um termômetro real das expectativas em relação às reformas e melhoras que o país precisa para sustentar todo o otimismo visto no mercado nos últimos dias.


O que deve movimentar o cenário Internacional

Pronunciamento do FOMC de Atlanta

O presidente do FOMC de Atlanta (Raphael Bostic) deve fazer um comunicado na quarta.

As falas de Bostic normalmente apontam algumas “dicas” sobre o futuro da política econômica nacional.

Em um momento onde embates entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente do FED Jerome Powell se tornam mais intensos devido a discordâncias sobre qual política deveria ser adotada, esses indicativos se tornam altamente relevantes como um termômetro sobre possível agravamento do atrito entre ambos.

Leia sobre aqui: Trump ataca novamente o Federal Reserve


Resultados sobre dados econômicos na Zona do Euro

Na Europa teremos a liberação de dados econômicos sobre as vendas do varejo, um indicador importante sobre a saúde da economia na zona do Euro.

A expectativa é de leve alta (+0,2%).


China também é destaque

Já na China teremos a liberação de dados sobre a Inflação e percepção de preço do consumidor.

A expectativa é de um leve aumento tanto na comparação mensal quanto anual.

Por fim, também teremos a liberação de dados sobre os empréstimos feitos pelos bancos chineses para indivíduos e empresas.

Normalmente um resultado acima do esperado é positivo para o país, porém, cabe ressaltar que dados recentes sobre a economia Chinesa podem colocar em dúvida a capacidade de pagamento dos empréstimos.

Leia mais: Dados econômicos fracos provocam queda de índices acionários na China

Assim, a situação se torna delicada, visto que um indicador acima da expectativa é bom, mas muito acima pode ser um problema caso os demais indicadores econômicos não melhorem em um futuro próximo.

João Vitor Chaves Silva

Compartilhe sua opinião