Dólar fecha em queda e atinge menor patamar desde maio de 2024

O dólar encerrou as negociações desta segunda-feira (9) em queda de 0,62%, negociado a R$ 5,1878. Este é o menor patamar de fechamento da moeda norte-americana desde o dia 28 de maio de 2024, quando encerrou na casa dos R$ 5,15. 

No acumulado deste ano, a moeda norte-americana já acumula uma variação negativa de quase 6% frente ao real. Nos últimos 12 meses, as perdas superam 10%. 

A queda do dólar diante do real nesta segunda-feira acompanhou um movimento de baixa global da divisa. O índice DXY,  que mede o valor do dólar americano em relação a uma cesta de seis moedas de países desenvolvidos, também está recuando na sessão de hoje.

Por que o dólar está caindo?

Os investidores estão repercutindo nesta segunda-feira notícias de que a China está recomendando às instituições financeiras do que uma redução na exposição aos títulos do Tesouro norte-americano, os Treasuries, com o objetivo de reduzir riscos. 

Dessa forma, isso foi interpretado pelo mercado como mais um um sinal de que os investidores estão deixando posições em ativos norte-americanos para migrar para outros locais, incluindo países emergentes, como é o caso do Brasil. Este movimento vem sendo bastante observado nas últimas semanas, com um forte fluxo de capital estrangeiro chegando ao mercado brasileiro.

Além disso, a política monetária estadunidense também segue no radar. O assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, destacou que o crescimento do emprego nos Estados Unidos pode ser menor nos próximos meses. A notícia foi interpretada como mais uma sinalização de um corte de juros do Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano, nas próximas decisões de política monetária no país. 

Tags
Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião