Estados Unidos: Biden pede redução de preços de combustíveis nas bombas

A Casa Branca informou nesta quarta-feira (5) que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está “desapontado com a decisão míope” da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) de cortar as cotas de produção de petróleo. Os integrantes optaram por um corte em 2 milhões de barris por dia (bpd) a partir de novembro, em maior redução da produção desde abril de 2020, no auge da pandemia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

A Opep+ ainda informou, nesta quarta-feira, que o acordo de cooperação atual foi estendido até 31 de dezembro de 2023.

Segundo o comunicado de Biden, o corte terá um impacto principalmente em países de baixa e média renda, que já estão lidando com o aumento dos preços de combustíveis e energia, causados principalmente pela guerra na Ucrânia.

O Banco Mundial afirma, em seu relatório sobre projeções econômicas para a Europa e Ásia Central, que os preços de energia nas respectivas regiões podem permanecer em escalada até 2025. Com o início de menores impactos da guerra no leste europeu, a projeção de crescimento para as duas áreas é de uma retração de 0,2% em 2022 e uma alta mínima de 0,3% para 2023.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Estados Unidos vão liberar reservas estratégicas de petróleo para conter preços

Em um contexto de inflação pressionada, a Casa Branca ressalta pedido de Biden às empresas, para que reduzam os preços de combustíveis nas bombas, “fechando a lacuna historicamente grande entre os preços no atacado e no varejo”.

Desapontado com a decisão da Opep+, o presidente dos Estados Unidos anunciou, ainda, que vai liberar reservas estratégicas para conter preços da commodity. Segundo Biden, “em um momento em que a manutenção da oferta global de energia é de suma importância, essa decisão terá maior impacto negativo nos países de baixa e média renda que já estão sofrendo com os preços elevados da energia.”

Com Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Beatriz Boyadjian

Compartilhe sua opinião