Trump diz que não será possível China se tornar maior economia mundial

No último domingo (19), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que a pretensão da China é se tornar a maior economia do mundo. No entanto, de acordo com presidente, enquanto ele estiver no poder isso não será possível.

Em entrevista à rede de TV “Fox News”, Trump disse que acreditava que essa é a intenção dos chineses. Além disso, completou “eles são ótimas pessoas, têm uma cultura incrível. Eu gosto muito do presidente Xi Jinping, mas ele está do lado da China e eu estou do nosso lado”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Gestões anteriores fracassaram

O presidente americano, acusou as gestões anteriores de serem fracos em relação a China. “Com eles, nunca tiramos 10 centavos da China. Não culpo os chineses, mas todos os nossos presidentes, e não só o Obama. Eles deixaram isso acontecer”.

Saiba Mais: Trump pede ao Fed que reduza taxas de juros para vencer guerra comercial

Além disso, o presidente na entrevista alfineta Hillary Clinton, que disputou as eleições juntamente com Trump e foi derrotada. Ele afirma que se caso ela vencesse, hoje a China seria a maior economia global.

“Estou muito feliz, pois a China não está tão bem quanto nós. Se Hillary Clinton tivesse virado presidente, a China hoje seria uma economia maior que a nossa”, disse o presidente.

Acordo entre China e EUA

Quando questionado sobre o acordo entre os dois países, Trump diz que nenhum acordo chegará a “50% para cada um. Tínhamos um acordo muito forte, tínhamos um bom acordo, mas eles mudaram. Então eu disse, Ok, vamos tarifar os produtos deles”.

Saiba Mais: Guerra comercial entre China e EUA trará oportunidades ao Brasil, diz secretário

Ademais, o presidente fez uma análise quanto a migração de empresas que estavam na China por causa das tarifas impostas pelos Estados Unidos.

“É a maior realocação da atualidade. E você vai ver muitas empresas americanas fazendo mais produtos nos Estados Unidos. Podem até comprar da China, mas tiraremos deles com tarifas. Isso não é tão ruim. Mas vou tirar deles e dar para os nossos agricultores”, afirmou Donald Trump.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião