99Pay tem vazamento de chaves Pix; veja

O Banco Central (BC) informou nesta quarta-feira (10) que ocorreu um problema de segurança que ocasionou o vazamento de dados pessoais vinculados a chaves Pix da 99Pay.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/07/1420x240-Banner-Home.png

Segundo o Banco Central, o vazamento da 99Pay ocorreu por “falhas pontuais em sistemas desta instituição”.

A autoridade, contudo, informa que o vazamento não expôs dados sensíveis, como senhas ou informações de movimentações financeiras.

“As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, diz o comunicado do BC.

Foram vazadas aproximadamente 39 mil chaves Pix, com nome do usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta.

Os dados cadastrais vazados foram expostos de 26 de junho a 2 de julho.

O BC destaca que “as pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento”.

“Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, diz a instituição.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

99Pay será punido?

O Banco Central comunicou que foram ‘adotadas ações necessárias’ para apurar o caso.

Além disso, a autoridade monetária disse que ‘serão aplicadas medidas sancionadoras previstas na legislação’.

“Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação”, disse a autarquia sobre o caso do 99Pay.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Tags
Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno