Levantamento da B3 (B3SA3): 61% das empresas de capital aberto não têm mulheres em cargos de direção

Levantamento da B3 (B3SA3): 61% das empresas de capital aberto não têm mulheres em cargos de direção
Mulher. Foto: Pixabay

Estudo publicado pela B3 (B3SA3) revelou que 61% das empresas de capital aberto no Brasil não têm mulheres entre executivos estatutários.

Das 408 empresas com ações negociadas em bolsa de valores no Brasil, apenas seis têm três ou mais mulheres em cargos de direção e 25 possuem somente uma.

Segundo os Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres representam mais da metade da população brasileira, são em média mais instruídas, mas minoria em cargos gerenciais (37,4%) e ganham 77% do rendimento dos homens.

O levantamento da B3 analisou ainda a participação feminina nos conselhos de administração, onde 45% das companhias não registram mulheres, enquanto 32% têm uma mulher e 6% apresentam três ou mais.

Mulheres em cargos executivos no recorte por segmento

Na análise por segmento, do total de 190 empresas listadas no Novo Mercado, 89% têm apenas uma, ou nenhuma, mulher entre seus diretores estatutários. Já as companhias com três, ou mais, mulheres em cargos de direção são 3% do total.

No Nível Básico, as companhia com uma ou nenhuma diretora somam 86%, de 168 empresas. E as que têm três ou mais são 7%. No Nível 2, esses percentuais são, respectivamente, 87% e 4%.

As empresas do Nível 1 foram as que apresentaram o menor percentual (67%) quando o critério foi ausência ou a presença de apenas uma mulher entre os diretores estatutários, e o maior (26%) quando analisamos quem tem três ou mais na diretoria.

Entre as empresas listadas no nível Básico, 81% não registram presença feminina no conselho de administração ou têm apenas uma integrante. Esse percentual fica em 70% entre as empresas do Nível 1, 79% entre as do Nível 2 e 75% quando avaliamos as do Novo Mercado.

A quantidade de empresas com três, ou mais, mulheres no conselho de administração não passa de 7% entre as companhias listadas no Novo Mercado, de 4% nos Níveis 1 e 2 e de 6% no nível Básico.

O recorte das empresas com duas mulheres no conselho mostra a seguinte realidade: 26% das companhias do Nível 1; 18% no Novo Mercado; 17% no Nível 2 e 13% no Básico.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião

Comece 2022 investindo nos melhores Fundos Imobiliários

Baixar agora!