2022 é um bom ano para começar a investir em fundos imobiliários?

Já se passaram dois anos desde o começo da pandemia de Covid-19 e os fundos imobiliários ainda amargam as mudanças que ocorreram neste período, tanto na economia quanto nas questões sociais. Neste 2022, a pandemia arrefeceu, mas ainda não acabou. E mais: é ano eleitoral e de muitas incertezas econômicas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Em tempos turbulentos assim, muitos investidores se perguntam: “É um bom ano para começar a investir em fundos imobiliários?” Marcos Corrêa, especialista em FIIs da Suno Research, respondeu essa e mais perguntas para o canal da Suno, no YouTube. Mas você também pode conferir as dicas aqui:

É um bom ano para começar a investir em fundos imobiliários?

Para Corrêa, a resposta é sim. “O melhor dia para investir é sempre ontem. Como ontem já passou, hoje é o melhor dia”, resume o especialista. Fundos imobiliários são uma forma de se obter renda passiva, de manter um outro fluxo de dinheiro entrando em conta mês a mês. Por isso, para Corrêa, sempre é um momento interessante de se começar a investir em FIIs.

Sobre o cenário de 2022, deve-se considerar que a inflação alta, juros em dois dígitos e eleições levam mais volatilidade para as negociações dos fundos. Isso acontece com o mercado em geral. O mesmo é esperado para as negociações de ações das empresas na Bolsa.

“Então, sim, é um bom ano, porém é preciso ter noção de que as cotas vão oscilar bastante. Mas eu gosto de volatilidade, particularmente, porque a volatilidade pode trazer risco, mas também proporciona oportunidades”, afirma Corrêa.

Devido à volatilidade do mercado de capitais, há muitos fundos imobiliários descontados atualmente, o que significa oportunidade de compra para o especialista, confirmando que é um bom momento para começar a investir nos FIIs.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Os FIIs de shopping se tornaram arriscados por causa da pandemia?

“Depende do que quer dizer arriscado”, indica Corrêa. Ele destaca que cada investidor tem um perfil de risco e é isso que determina o que é ou não arriscado para cada pessoa.

A pandemia trouxe, sim, mais risco para o setor de shoppings, mas não necessariamente tornou o segmento mais arriscado. Atualmente, o setor de fundos de shoppings ainda possui desafios que precisam ser superados, mas tem potencial e grande fluxo no longo prazo, segundo o especialista.

“Não acho que se tenha se tornado um setor arriscado, mas está em um momento que apresenta mais risco e isso deve ser levado em conta caso haja interesse em investir no setor”, afirma Corrêa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/08/62893415-minicurso-fundos-imobiliários.png

Como escolher fundos de logística para estudo?

Corrêa indica que a melhor forma de escolher os fundos imobiliários de logística para estudo é por meio do filtro por patrimônio líquido, observando os que possuem os maiores valores.

“Os maiores fundos tendem a ser boas opções de estudo, não necessariamente alternativas de investimento. Têm um porte maior, provavelmente um histórico e portfólio maiores, e mais conteúdo para se estudar”, diz

O especialista ressalta que, ao fim da análise, a conclusão não necessariamente vai ser para investimento, mas sim um estudo que vai valer para as análises futuras e criar um bom parâmetro de comparação.

No vídeo, Corrêa ainda indica quais são os maiores fundos de logística, considerando o patrimônio líquido. Veja:

Fundos imobiliários de logística, por patrimônio líquido. Fonte: Reprodução/ YouTube.

“Todos esses fundos têm bastante histórico, imóveis para entender a variedade que um fundo de logística pode ter e, mais importante até, eles contam com estratégias diferentes. Esses cinco são bons pontos de partida para estudo”.

Veja o vídeo completo:

Investindo em fundos imobiliários com cuidado

Antes de qualquer investimento em ações ou fundos imobiliários é importante ressaltar que quitar as dívidas e fazer uma reserva de emergência deve sempre ser a prioridade. Os analistas da SUNO Research lembram sempre que é necessário antes poupar dinheiro para depois investir, e nunca se endividar para investir ou investir endividado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Monique Lima

Compartilhe sua opinião