A 20 dias da eleição, Biden mantém 11 pontos de vantagem sobre Trump

A menos de 20 dias para a eleição presidencial nos Estados Unidos, o representante democrata, Joe Biden, possui 11 pontos de vantagem sobre o presidente Donald Trump. As informações são da nova pesquisa do Wall Street Journal/NBC News.

De acordo com a pesquisa, Biden possui 53% das inteções de voto, contra 42% de Trump. A distância, no entanto, diminuiu 3 pontos percentuais desde a última pesquisa acerca da eleição, divulgada no início do mês, quando o atual presidente possuía 39%.

A posição de Trump, no entanto, ainda é mais frágil do que setembro, quando o mandatário estava oito pontos atrás de seu oponente. A pesquisa também revela sinais de alerta para as baixas intenções de voto para os republicanos. Os democratas saíram à frente dos republicanos por oito pontos quando os eleitores foram perguntados acerca de qual partido planejavam apoiar no Congresso.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Segundo a pesquisa, a principal questão eleitoral entre os votantes é a economia, e os eleitores deram aos republicanos uma frente de 13 pontos sobre os democratas como o melhor administrador econômico. Mesmo assim, a pesquisa demonstra que os eleitores neste ano não parecem estar votando apenas com base nesse aspecto.

“A economia é a questão número um. As pessoas estão dizendo: ‘Sim, acho que Trump é melhor na economia’, mas ele ainda está atrás”, afirmou Bill McInturff, pesquisador republicano que também conduziu a pesquisa com o democrata Jeff Horwitt.

Segundo Peter Hart, democrata que também particiou da pesquisa, os eleitores estão levando em consideração mais do que a economia. Mais de 50% dos entrevistados disseram temer que Trump divida o país, em vez de uní-lo. “A eleição presidencial de 2020 encontra eleitores em busca de cura física, econômica e psicológica”, afirmou.

Outro aspecto importante da pesquisa, e que foi assunto do primeiro debate entre os candidatos no início do mês, refere-se ao combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A maior parte dos eleitores mostram-se descontentes com a resposta de Trump à doença. Cerca de 41% aprovam o modo com que o governo lidou com a Covid-19 na última pesquisa, em relação aos 57% que desaprovam.

Quanto ao próprio diagnóstico do coronavírus, apenas aproximadamente 25% dos entrevistados disseram que o presidente estava tomando as precauções necessárias, enquanto 44% afirmaram que ele estava assumindo riscos desnecessários.

A pesquisa do Wall Street Journal/NBC News entrevistou mil eleitores registrados de 9 a 12 de outubro. Segundo seus organizadores, a margem de erro é de 3,1 pontos percentuais. Entre os participantes, 42% se identificaram como democratas e 36% como republicanos.

Pacote de estímulos não deve sair antes da eleição

O secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, afirmou na última quarta-feira (14), que chegar a um novo acordo de estímulos financeiros frente ao coronavírus antes das eleição seria difícil, já que democratas e republicanos permanecem distantes em certas questões.

A declaração foi dada depois que a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, disse no início desta semana que um pacote recentemente proposto pela Casa Branca “fica significativamente aquém” do que é necessário.

Em função deste impasse, além do receio frente ao aumento de casos da pandemia na Europa e as incertezas acerca da eleição norte-americana, os futuros estadunidenses operam em queda nesta manhã; por volta das 9h, o S&P 500 recuava 1%, enquanto a Nasdaq caía 1,40%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião