Acesso Rápido

    Radar do Mercado: Petrobras Distribuidora (BRDT3) divulga resultados do 1T20

    Assim como várias empresas, a companhia teve seus resultados fortemente impactados pela mudança no consumo em função da pandemia do coronavírus.

    As mudanças abruptas nos preços dos derivados de petróleo resultaram em um expressivo ajuste na marcação de seus estoques. Por outro lado, foi auferida uma variação positiva na margem média de comercialização em relação ao trimestre anterior, ganhos nas operações de importação de gasolina e diesel e resultados positivos nas operações de hedge de commodities.

    Os ganhos, no entanto, não foram suficientes para compensar as despesas com estoques, de modo que o lucro bruto ajustado sofreu uma redução de 39,8% em comparação com o 4T19.

    E-book: 10 livros que todo investidor deveria ler

    Conheça os 10 livros de investimentos e finanças mais importantes e amplie seus conhecimentos como investidor!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    O volume de vendas também foi afetado, com uma retração de 7,4% em relação ao 4T19 e 5,9% em relação ao 1T19. Tal impacto se deu, principalmente, pelas menores vendas do Ciclo Otto (- 14,9%), diesel (- 6,5%) e produtos de aviação (- 8,2%).

    Um fato interessante destacado pela companhia foi a redução das despesas operacionais em razão, principalmente, do seu Plano de Transformação Organizacional e de gastos ligados à iniciativa de gestão de despesas. Se comparado com o mesmo período de 2019, houve uma redução líquida de R$ 196 milhões no 1T20, mesmo com incremento das perdas de crédito esperadas.

    Por fim, a empresa auferiu R$ 234 milhões de lucro líquido no 1T20, uma alta de 144% em relação ao 4T19 e uma queda de 51% se comparado com o 1T19.

    Por outro lado, a companhia relembrou que o lucro líquido do 1T19 foi positivamente impactado pelos recebimentos de dívidas da Eletrobrás, enquanto o 4T19 teve um impacto negativo advindo de despesas extraordinárias relacionadas ao seu Processo de Transformação Organizacional.

    Tags
    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *