Acesso Rápido

    Radar do Mercado: Grupo SBF (CNTO3), controladora da Centauro, adquire Nike do Brasil

    Radar do Mercado: Grupo SBF (CNTO3), controladora da Centauro, adquire Nike do Brasil

    Na terça-feira (01/12), o Grupo SBF, detentor das Lojas Centauro, informou ter concluído o processo de aquisição de todas as quotas representativas do capital social da Nike do Brasil. As quotas eram originariamente detidas por subsidiárias indiretas da Nike, Inc.

    Esta transação já havia sido anunciada em fevereiro, porém as empresas aditaram determinados termos e condições do contrato.

    O aditamento se deu para acordar alguns critérios que serviam de base para o cálculo do preço de aquisição. Além disso, serviam para permitir legalmente que a aquisição fosse efetuada pelo Grupo SBF – e não mais por sua controlada, SBF Comércio de Produtos Esportivos.

    Para realizar a aquisição, o Grupo SBF desembolsou o valor de R$ 1 bilhão para as subsidiárias da Nike vendedoras, Nike Galaxy Holding B.V. e Nike Group Holding B.V.

    O preço desembolsado foi calculado a partir da estimativa das contas do balanço da Nike do Brasil, apresentada pelas companhias vendedoras. Dessa maneira, o valor da aquisição poderá sofrer ajustes após a verificação dessas contas pelo Grupo SBF.

    Ademais, o grupo celebrou contratos comerciais com a Nike, Inc. que governarão a parceria estratégica entre as duas companhias.

    Os contratos preveem que a Centauro seja distribuidora exclusiva de produtos Nike no território brasileiro, incluindo vestuário, calçados, acessórios e equipamentos, bem como a operadora direta do canal de venda online da Nike, por um período inicial que se encerra em 31 de maio de 2030.

    Além disso, o contrato prevê que o Grupo SBF passe a ser varejista exclusivo de lojas Nike, tornando-se responsável pela comercialização de produtos nas lojas da marca e podendo abrir e operar lojas Nike no território brasileiro pelo período inicial de cinco anos.

    Por fim, vale ressaltar que a aprovação dessa transação será submetida à ratificação dos acionistas do Grupo SBF, por meio de assembleia geral extraordinária (AGE), cuja data ainda será divulgada.

    Tags
    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *