Patrimônio familiar: aprenda a construir de forma sólida e segura

Como construir ou manter o patrimônio familiar é a dúvida de muitas famílias, visto que é possível construir um patrimônio considerável e não conseguir mantê-lo.

Por isso, nos dias atuais muito se estuda sobre sucessão e preservação do patrimônio familiar. E em virtude disso, muitas famílias já estão buscando novas formas de proteger o patrimônio e manter a qualidade de vida mesmo com os efeitos da inflação.

O que é o Patrimônio Familiar?

Patrimônio familiar é um conjunto de bens que uma determinada família construiu no decorrer de sua história. Esse patrimônio normalmente passa de geração para geração, e é conhecido como herança.

Entretanto, nem todas as famílias possuem um grande patrimônio. Sendo que algumas precisam começar a construir patrimônio familiar absolutamente do zero. O que de certo modo acaba sendo um grande desafio.

EBOOK GRATUITO APOSENTADORIA

Mas, para as famílias que já possuem patrimônio é absolutamente importante cuidar do patrimônio familiar para que não se perca tudo.

Quer aprender a investir em dividendos? Conheça o E-book Suno Investindo em Dividendos.

Como proteger o patrimônio familiar?

Para proteger o patrimônio da família existem diversas formas. Uma delas é construir uma holding familiar. Nesse caso é construído uma empresa onde todos os familiares são sócios e todo o patrimônio torna-se dessa empresa.

É nomeado então um administrador desses bens que deverá responder através de demonstrativos mensais sobre a evolução do patrimônio da família. Essa é uma maneira tanto de melhorar a sucessão patrimonial como também proteger o patrimônio.

Pois, na holding não é possível a entrada de terceiros, e qualquer patrimônio só poderá ser negociado caso todos os familiares estejam de acordo. Muitas pessoas estão recorrendo a esse modelo para evitar que seus herdeiros acabem com todo patrimônio construído.

Através da holding é possível aumentar as posses da família

Um outro aspecto positivo da holding é que o patrimônio da família poderá aumentar dependendo da administração desta empresa.

Pois, através da união dos bens de todos os herdeiros, a holding passa a ter um poder de barganha muito maior, o que lhe possibilita encontrar melhores investimentos e com isso ampliar o patrimônio da família.

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

Nesse caso, a expansão patrimonial pode vir através de bons investimentos em renda variável como ações ou até mesmo em fundos imobiliários. Há também a possibilidade, dependendo do tamanho do patrimônio, da própria holding operar diretamente com a construção civil.

Ou seja, buscar boas oportunidades de compra no mercado e realizar a venda no momento mais indicado.

É importante, sobretudo, que o administrador da holding seja uma pessoa de confiança. Se possível algum familiar que tenha compromisso com o crescimento patrimonial dos bens da família e zele por todos.

E para famílias que não possuem patrimônio?

Nem todas as famílias possuem patrimônio. E nesses casos, quando é preciso começar do zero, o início é mais árduo. Porém, com bastante disciplina e determinação é possível começar a construção do patrimônio.

Foi possível saber mais sobre patrimônio familiar? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

ACESSO RÁPIDO
    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    1 comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Sergio 28 de agosto de 2022

      Vai dormi rebaim de digraça

      Responder