Mega bolsa: descubra como funcionava o antigo sistema de negociação da Bovespa

Quando falamos em bolsa de valores, vem a cabeça a imagem de um salão cheio de pessoas gritando e negociando umas com as outras sem parar. Porém, há muito tempo a realidade não é mais essa. Na era da tecnologia, tudo ficou eletrônico —  e no Brasil, essa mudança começou a partir da implantação do chamado sistema Mega Bolsa.

Com essa mudança, o termo Mega Bolsa virou um verdadeiro sinônimo de modernidade nos negócios de compra e venda de ações. Porém, após anos de funcionamento, ele foi descontinuado para dar lugar a um sistema muito mais moderno.

O que era o Mega Bolsa?

Mega bolsa é o nome dado para o antigo sistema de negociações de ações e opções de ações. Em sua apresentação, ele foi considerado um sistema revolucionário, pois foi capaz de integrar o antigo sistema de compra e venda pelo pregão viva-voz com o sistema online acessado por todas as corretoras do mercado.

Porém, com o fim do sistema viva-voz e a confecção de um novo sistema muito mais moderno, o Mega Bolsa foi descontinuado.

No entanto, a sua relevância para a evolução do mercado de capitais brasileiro é considerada grande até o hoje.

WEBINARIO SUNO BLACK 2024

Como era a bolsa de valores antigamente?

mega bolsa conceito

A bolsa de valores nem sempre foi como ela é conhecida hoje. Atualmente, a maioria das pessoas sabe que para acessar a bolsa de valores basta ter uma conexão à internet

Ou seja, é possível comprar e vender ações de qualquer lugar do mundo, há qualquer hora. Não é preciso nem mais obter um acesso a um computador para negociar ações. Visto que as corretoras de valores agora disponibilizam apps para celulares que são altamente funcionais.

Mas obviamente não foi esta a realidade da bolsa de valores no passado. Inclusive, em uma passado não muito distante a negociação ocorria de forma extremamente diferente.

Observe, na reportagem histórica da TV Cultura abaixo, um relato de um pregão na bolsa de valores:

Como você pode ver a negociação na bolsa de valores no passado era bastante caótica. Este ambiente, obviamente, não era o ideal.

Isso por que além de não ser o mais rápido, seguro e eficaz, ele também deixava muita margem para a manipulação de ativos.

Manipulações, por exemplo, que Décio Bazin relata no seu livro Faça Fortuna com Ações Antes que Seja Tarde.

Com o avanço da tecnologia, então, a bolsa de valores migrou para o sistema de Mega Bolsa.

Assim, o pregão viva-voz, como era conhecido, se tornou esvaziado. Até ser extinto oficialmente com o desenvolvimento do atual sistema da B3, a bolsa de valores brasileira.

EBOOK 10 LIVROS

O fim do Mega Bolsa

Porém, após 18 anos de funcionamento, o Mega Bolsa foi aposentado — sendo substituído pelo mais ágil e moderno PUMA Trading System.

Nas palavras da própria B3:

“Clientes da B3 demandam cada vez maior previsibilidade, liquidez, e resiliência dos ambientes de negociação. Alavancando a expertise técnica e funcional de sua equipe, a B3 fornece o PUMA Trading System: uma plataforma que reúne riqueza de funcionalidades, gerenciamento de risco ímpar no mundo, e excelência operacional para que seus clientes possam operar com segurança”.

EBOOK INVESTINDO EM FIIS

Como funciona o PUMA Trading System?

O PUMA Trading System passou a integrar em apenas um sistema os 4 antigos ambientes da B3, sendo eles:

  • GTS: Para a negociação de derivativos;
  • Mega Bolsa: Negociação de ações e opções de ações;
  • Bovespa Fix: Títulos privados de renda fixa;
  • Sisbex: Títulos públicos.

Ao integrar os seus 4 ambientes em apenas uma bolsa de valores conseguiu oferecer muito mais agilidade e eficácia para as operações no seu ambiente. Com isso, o sistema Mega Bolsa deixou de existir, sendo incorporado pelo PUMA. Em um mundo cada vez mais conectado, o constante aprimoramento da bolsa de valores é essencial. Confira gratuitamente o ebook Como viver de renda na Bolsa de valoresconheça mais sobre o funcionamento desse ambiente de negociação, além de aprender como identificar os melhores ativos para investir.

ACESSO RÁPIDO
    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    2 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Roberto Costa 13 de fevereiro de 2021
      Tenho muita curiosidade em saber como era bolsa de valores nas décadas de 70...80 é 90....sei que precisava de um intermediador .. mas como eram as taxas? ... Como o dinheiro do investidor chegava ao intermediador? Como eram as notas de corretagem?...se alguém puder me explicar ficaria muito feliz em saber!Responder
    • Paula 23 de janeiro de 2023
      Olá, meu pai faleceu e descobri que ele tinha algumas ações em papel. Como consigo ver se essas ações valem alguma coisa hoje?Responder