Acesso Rápido

    IHFA: entenda como funciona esse índice de Hedge Funds

    IHFA: entenda como funciona esse índice de Hedge Funds

    O IHFA é um indicador que tem por objetivo demonstrar para investidores o resultado médio dos hedge funds no mercado de capitais brasileiro.

    Para o investidor que se interessa por investimentos nesse tipo de fundo, é importante compreender o do IHFA.

    O que é o IHFA?

    IHFA é a sigla de Índice de Hedge Funds Anbima. Como indica o próprio nome, se trata de um índice que reune os principais hedge funds do mercado brasileiro, sendo calculado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, a Anbima.

    Sua principal finalidade é mostrar para os investidores o resultado médio dos hedge funds brasileiros, normalmente classificados como fundos multimercados no Brasil. Dessa forma, o IHFA mensura a evolução desse setor a partir da criação de uma cesta de fundos selecionados.

    E-book: Investir em Fundos de Investimento

    Baixe gratuitamente nosso ebook aprenda como escolher e investir nos melhores Fundos de Investimento do mercado.

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Nesse sentido é o indicador acompanha o desempenho médio de alguns fundos a fim de demonstrar aos investidores como esse mercado tem se comportado em períodos determinados.

    O analista tem a opção de utilizar o IHFA para analisar a perfomance da sua carteira de investimentos. Caso ele tenha uma carteira composta por hedge funds, ele pode comparar sua perfomance com o índice, a fim de identificar se ele está tem feito uma boa administração, caso ele esteja com um retorno acima do índice.

    O que são Hedge Funds?

    Traduzido para o português, os Fundos de Hedge significa fundo de proteção. No Brasil os Hedge Funds são classificados genericamente como multimercado, retratando um tipo alternativo de investimento que cosutma mesclar investimentos em renda fixa e renda variável.

    Isso acontece por conta da multiplicidade de produtos financeiros, que acabam sendo englobados por um hedge fund. Sendo assim, os fundos podem ir desde ativos de crédito privado até derivativos no mercado de renda variável.

    Dessa forma, o gestor tem mais flexibilidade para compor a carteira enquanto que o investidor tem mais diversidade. Esse modelo de diversificação pode incluir, produtos financeiros não denominados pelo grande público como as vendas a descoberto e os derivativos.

    Em virtude disso, o Hedge Funds são mais uma alternativa para o investidor na criação de uma carteira diversificada.

    Como é composto o IHFA?

    A composição do IHFA é dada por quatro carteiras diferentes durante o ano. Uma que vai de janeiro a março, outra de abril a junho, outra de julho a setembro e outra de outubro a dezembro.

    Para garantir a máxima diversificação dos investimentos a Anbima faz a revisão dos produtos que a compõe a cada 3 meses e para levantar os seus números ela utiliza dados disponibilizados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

    A CVM, portanto, realiza e repassa o levantamento quantitativo. Para isso é usado um método de cálculo chamado de metodologia de Laspeyres. De acordo com essa metodologia, os valores das cotas dos hedges funds são divididas pelas quantidades hipotéticas de cotas do período-base.

    Nesse sentido, o investidor consegue além de uma maior diversificação, uma maior segurança e também uma maior rentabilidade de suas aplicações. Em virtude disso, o investimento em fundo multimercado vem se tornando uma alternativa para quem procura novos canais de investimento.

    Foi possível entender o conceito do IHFA? Deixe suas dúvidas no espaço de comentários logo abaixo.

     

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *