Suno Artigos

IFNC: entenda o que é e como funciona o Índice Financeiro da B3

IFNC

Por servirem, muitas vezes, de benchmark e referência de rentabilidade para todo o mercado, os índices de ações e ativos são um elemento importante para todos que investem em renda variável. Dentro desse universo, um dos índices mais relevantes é o IFNC.

Como sempre, é preciso sempre bastante cautela e atenção antes de investir no mercado de capitais. Por isso, entender como funcionam esses índices, como o IFNC, e seu ETF, pode ajudar na decisão de investimento.

O que é o IFNC?

IFNC, ou Índice Financeiro, é um índice da B3 que engloba setores de intermediários financeiros, serviços financeiros, previdência e seguros. O índice representa, dessa forma, o desempenho médio da cotação dos ativos mais negociados relacionados à esses setores.

Nesse sentido, o IFNC é um índice de retorno total. Ele reflete, desse modo, não apenas as variações nos preços dos ativos integrantes do índice no tempo, mas também o impacto da distribuição de dividendos por parte das empresas emissoras desses ativos.

Quais ativos fazem parte do IFNC?

Para fazer parte do Índice da bolsa de valores, o ativo precisa estar entre os 99% mais negociados no período de vigência das três carteiras anteriores. Além disso, é necessário estar presente em 95% dos pregões do mesmo período para fazer parte da composição do IFNC.

Uma outra questão está relacionada aos ativos que são objetos de oferta pública. Eles também poderão compor o índice, seguindo as mesmas regras anteriores. Todavia, ficam excluídos os ativos chamados de “penny stocks”, negociados a menos de R$ 1,00.

Quais ativos não fazem parte do IFNC?

Além dos penny stocks, também não fazem parte do Índice Financeiro:

Em outras palavras, o IFNC é composto exclusivamente de ações de companhias listadas na B3 (B3SA3), sem que sejam impedidas pelas regras que citamos acima. Assim sendo, podemos dizer que ele é um dos principais índices do mercado financeiro.

Como é composto o ETF do IFNC?

No Brasil, existem os ETFs (Exchange Traded Funds), que são fundos de ações cuja referência é um índice da bolsa de valores, como o IFNC, por exemplo.

Sendo assim, a composição desse fundo é feita com o objetivo de atingir um rendimento semelhante ao indicador referenciado. O Patrimônio do ETF é dividido em cotas que são negociadas na bolsa. O valor do ETF varia de acordo com o preço das ações que compõe o fundo.

A gestão do investimento é realizado por um gestor especializado, que diariamente acompanha o mercado, fazendo as compras e vendas necessárias com o objetivo de realizar o acompanhamento do índice.

O FIND11 é o ETF que replica o índice IFNC. Essa pode ser uma boa opção para quem quer se expor ao setor financeiro, porém não quer o trabalho de escolher cuidadosamente alguns papéis.

Foi possível saber mais sobre IFNC? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

Sair da versão mobile